Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A EDUCAÇÃO DO JOVEM EINSTEIN: PARA REFLEXÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES

“É um milagre que a curiosidade sobreviva a esta educação formal.”

"A escola fracassou comigo, e eu fracassei na escola. Ela me entediava, me aborrecia. Os professores se comportavam como se fossem sargentos. E eu queria aprender coisas que eu gostaria de saber, mas eles queriam que eu aprendesse para os exames.

O que eu mais odiava na escola era especialmente  o sistema competitivo. Devido a isso, eu não valia nada, e muitas vezes eles me sugeriram que eu deveria sair, abandonar os estudos. Esta era uma escola católica em Munique. Eu senti que a minha sede de conhecimento foi sendo estrangulada pelos professores, porque as notas eram suas únicas formas de medição. Como pode um professor compreender os jovens com esse sistema? A partir da idade de doze anos comecei a suspeitar mais ainda da autoridade escolar e a desconfiar dos professores."

ALBERT EINSTEIN – versão minha de um texto em inglês atribuído a ele. Não encontrei a fonte original, portanto, mantenho como suspeito, mas o que é apontado nele serve muito bem para a nossa reflexão de professores e educadores. Sobre a versão de tradução de Oswaldo Conti-Bosso publicada no Blog do Nassif aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário