Powered By Blogger

sábado, 4 de maio de 2013

PROFESSOR ANTÔNIO CÂNDIDO: O SOCIALISMO É UMA DOUTRINA TRIUNFANTE!

O grande Professor Antônio Cândido. 

Um dos homens mais inteligentes que já ouvi falando.

Sempre se aprende algo com ele falando ou escrevendo e já tomei muitas surpresas boas lendo textos dele.. Assim sempre vou recomendar a sua leitura e a aquisição de suas obras, sejam elas quais forem. (para uma resumida apresentação dele e uma lista de suas obras sugiro uma visita ao link da wikipedia: ANTÔNIO CÂNDIDO DE MELLO E SOUZA )

Talvez este homem seja um dos últimos que ainda lê o mundo com categorias radicais que tanta falta fazem aos pensadores planos e de superfícies que estamos acostumados a ver - o que me inclui nisso.

A expressão dele de que o SOCIALISMO É UMA DOUTRINA TRIUNFANTE demonstra que ele faz um balanço maior e mais amplo sobre o triunfo de certas causas do que sobre os nomes que muitos gostam de dar aos governos e às posições políticas de um e de outro.

Ele tem razão ao meu ver, na exata medida em que vejo também que as causas que forjaram o projeto socialista são hegemônicas e dominantes nas sociedades ocidentais, ainda que os conservadores, reacionários e a aristocracia decadente de toda estirpe (da elite ou os novos ricos) façam grandes esforços para resistir e impedir as MUDANÇAS SOCIAIS propostas, elas acabam acontecendo por foça sim dos sistemas e regimes democráticos que garantem no jogo de pressões e sufrágios as conquistas e os triunfos de muitas causas.

Ou seja, para aqueles que advogam argumentos do tipo que este ou aquele partido não consegue fazer a revolução deveriam observar em detalhes as revoluções silenciosas que ocorrem nas sociedades. Claro que sta é uma visão otimista e que confia no processo social.

E muito também, é preciso anotar e apontar bem claramente que estas conquistas e triunfos são garantidos aqui neste mundo concreto - e não das ideías - pelas lutas e pressões das classes sociais organizadas e dos movimentos socais organizados, os quais alertas, vigilantes e atuantes no cenário político atual, seja ele aqui na internet, seja ele nas ruas, partidos, entidades, governos e associações civis de toda natureza.

Há que se fazer ainda - assim me parece - um balanço mais detalhado de longo plano destas lutas por democracia e cidadania que se iniciaram lá nas revoluções burguesas dos séculos XVII, XVIII, e que depois se tornaram e se fundiram com as outras causas socialistas do século XIX ao XX e que avançaram modificando e alterando a ordem social, a tábua de direitos, conquistas e reivindicações das classe as trabalhadores e também daquelas classes que ficavam à margem dos direitos sociais: les miserables, les mendicantes et les  excluides.

LINK PARA O SOCIALISMO É UMA DOUTRINA TRIUNFANTE: ENTREVISTA ANTÔNIO CÂNDIDO - O MESTRE COM 93 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário