Powered By Blogger

terça-feira, 7 de maio de 2013

O GRANDE UNIVERSO, EXTRATERRESTRES, O CÉU ESTRELADO SOBRE NÓS E A SOLIDÃO MORAL

"O que é mais assustador? A ideia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a ideia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?" Carl Sagan. Cosmos  

A solidão do ser humano no universo pode ser somente um pesadelo provocado pela reflexão sobre um infinito, mas eu fico pensando em outras cosias que são mais assustadoras...saber que muitas vezes nós nos sentimos solitários em matéria moral...saber que percebemos  a maioria das pessoas jogando o mesmo jogo...nestas horas entendo Kant quando fala..talvez numa analogia também sobre o infinito e a solidão moral: 

"Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e freqüentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim." 

Claro, que neste caso deveríamos dobrar a tradução de admiração e respeito para espanto e um pouco de devoção, para uma constatação da solidão daquele que reflete sobre o céu estrelado e infinito e a lei moral que rege suas ação....ou seja, a estranha capacidade que nós temos de estabelecer leis morais frente e grandiosidade e imensidão do céu sobre nós, em sua beleza e com seus mistérios. Estaríamos sós? Talvez! Sou o único que sigo regras e o dever? As vezes me parece muito frequentemente que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário