Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, PADRONIZAÇÃO E GESTÃO: E EM SÃO LEOPOLDO UM LEIGO NA GESTÃO

Tenho a mesma opinião que os pesquisadores que aponta a inadequação da Prova Brasil e do IDEB para melhorar a educação. Veja aqui: luisnassif/educadores-criticam-avaliacoes-padronizadas

Penso que é um absurdo usar estes sistemas de avaliação como AUDITORIAS cujas aplicações de testes e provas não tem nenhuma motivação ou preparação de adequação e esclarecimento e que desta forma se comete um erro com a educação, os educadores e os educandos.

Não se avalia coisa alguma sem preparar a avaliação e não é necessário ter TESE DE DOUTORADO, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ou 50 anos de carreira no magistério para saber disto..

Penso inclusive que o Brasil erra feio ao propor diversas políticas a partir destas avaliações que são em sua maior parte superficiais e pouco contextualizadas. Pois deveríamos lidar com os índices de evasão e reprovação a prtir das suas causas e não a partir dos seus efeitos.

Creio que se examinar melhor o perfil dos educadores, identificar as diferentes formações e tratar de valorizá-las e levar a efeito suas caraterísticas de formação e que devemos nos colocar de forma mais correta o desafio de integrar e articular na escola a implementação de diversos programas e investimentos que são positivos, mas que caem num vazio de gestão e se desarticulam com um processo de "AMASSAMENTO" ideológico dos educadores e dos alunos.

A valorização salarial e a reconstituição da auto-estima dos educadores pode produzir resultados muito melhores.

E, por outro lado, aquilo que Dilma disse no seu discurso de 1o de maio de 2013 também pode ajudar muito sobre a relação da sociedade e do cidadão com a educação. Já comentei e postei isto aqui no meu blog.

O Brasil PRECISA FAZER MESMO UM MUTIRÃO PELA EDUCAÇÃO e isto não é mais uma questão setorial ou  de gestão....fecho com a frase do Freitas: “A medida que você trata resultados de maneira igual, você tende a intensificar ainda mais as desigualdades sociais em nome de aparente legitimidade técnica.”.

A questão é cada um tratar do que lhe cabe na sua esfera de atuação mais próxima.

Para finalizar, também é preciso desenvolver leis que impeçam a gestão da educação e das políticas educacionais por leigos como aqui em São Leopoldo hoje.

Penso que tanto a educação quanto a saúde deve ser colocada fora dos arranjos da baixa política.

E de uma vez por todas. Muito me surpreendeu que aqui em São Leopoldo o prefeito que foi eleito em 2012 dando ênfase justamente aos resultados ruins do PROVA BRASIL e do IDEB da rede municipal - o que ao meu ver foi uma distorção dos resultados - tenha colocado seu vice como Secretário da Educação.

Um rapaz de muito boa vontade, mas que não possui nenhuma qualificação que o gabarite a fazer gestão em educação.

Vamos ver agora quantos educadores municipais vão curtir isto que estou dizendo e tomar vergonha na cara e denunciar isto de uma vez por todas.

E não tem uma gota de ataque pessoal nisto, tenho até respeito e estima pelo meu xará Daniel...mas vamos combinar.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário