Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A VIDA É DURA E LUTAMOS POR SUAVIDADES: CONTRA OS FILISTEUS

Bom Dia....num ciclo intenso...a vida é assim mesmo...há um tempo para tudo...e as vezes é tudo ao mesmo tempo, agora. 

Nada a reclamar. Corrigir o que deve ser corrigido. Melhorar o que deve e pode ser melhorado e ser feliz. Como dizia Seu Carlos na Cooperativa Coolméia: "Usa a cabeça magro".  Não é Gerson Buss? Meu amigo que ouvia a mesma expressão com a gente. 

E assim se vai levando esta luta e enfrentando os aspectos duros e suaves da vida. A vida é dura - como nós sindicalistas aprendemos a dizer, ouvindo com toda a franqueza esta expressão da boca de um Secretário da Fazenda, em plena mesa de negociações em meio à greve de 2000  -, mas tem lá suas suavidades e todos nós também lutamos por elas. 

E lutamos por elas para todos, não somente para alguns ou nossas corporações, facções, partidos ou organizações. Ao contrário de alguns filisteus que prometem "as pessoas em primeiro lugar", mas esquecem de honestamente confessar que são primeiro as pessoas deles que estarão em primeiro lugar, como na prática persistente acontece e é feito. 

Uso a palavra filisteu aqui no tom depreciativo, contra aqueles que são moralistas e perversos, insensíveis e extremamente egoístas e acomodados. 

Na Wikipedia encontrei esta definição: 

"a palavra "filisteu" passou a designar pessoas de comportamento acovardado, que têm ojeriza por questões políticas maiores, não valorizam a arte, a beleza ou o conteúdo intelectual e satisfazem-se com o cotidiano da vida privada pacata e confortável. O filisteu não seria adepto de ideais, mas apenas de propostas práticas passíveis de serem contabilizadas em melhorias para sua vida privada imediata."

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário