Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013

A VIDA É DURA COM QUEM É DURO COM ELA: DIALÉTICAS E FORÇAS

O texto que compartilhei de um amigo chamado Wilson Amaral sobre ser duro na vida e a vida ser dura com a gente é muito bom para a reflexão.

E gerou um bom debate no meu Facebook também.

Muito digno de reflexão porque me lembrou - na analogia - a dialética do senhor e do escravo de Hegel e também a relação entre as classes sociais em Marx.

O que, aliás, poderia parecer uma bobagem aqui, mas que revela o fato de que um lado depende do outro e que para malhar o ferro é preciso uma força e que o ferro deve ter uma resistência também para ser malhado.

Assim, a dureza com que tratamos aquilo que deve ser tratado com dureza...é uma forma correta de agir por conta de que é de acordo com aquilo que a matéria a ser tratada exige....valeu Wilson....mesmo....

Talvez a vida não exija tanta dureza em todos os momentos assim e saber os momentos que dela exigem dureza - discernir os momentos de endurecer sem perder a ternura, como disse o Che - é a própria sabedoria.

Meu pai ia adorar pensar sobre isto e conversar sobre isto comigo.

Na eletricidade a força deve ser na exata medida da necessidade...nem mais, nem menos...e em todos os sistemas inteligentes economizar energia é um princípio e condição para progredir e obter avanços técnicos e tecnológicos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário