Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE VIDA PRÁTICA E VIDA TEÓRICA

Sim. Entendo e aceito muito bem teu questionamento sobre o grande tema da relação entre teoria e práxis, aqui vale também o tema da relação entre uma vida prática e uma vida teórica.

Penso muito nisso também e penso nisto desde que comecei de alguma forma a me apropriar de teorias e a estudar determinados autores. Isto me levou a procurar sempre compreender as teorias dos autores, mas a também procurar saber como eles viviam. Saber que assuntos ocupavam os intelectuais na vida prática as vezes nos ajuda a entender a direção e a qualidade das suas idéias. Isto não vale como regra geral.

Tendo apensar nisto sempre e muito levado por determinadas personagens a entender que – ao fim e ao cabo - a prática é mesmo a vida da filosofia. Penso que é por isto que a sabedoria a qual os primeiros filósofos perseguiam, os pré-socráticos, Sócrates e outros filósofos ao longo da história combinava as duas dimensões da vida prática e da vida teórica ou especulativa.

 Um Exemplo notável deste modelo de vida foi Pitágoras, entre outros, porque ele tinha sim claramente uma dimensão prática e uma dimensão teórica que poderiam ser separadas, em pensamento, ou através de distinções, mas que eram indissociáveis na vida real de um ser existente e concretamente envolvido com afazeres familiares, sociais, profissionais, políticos e criativos.

A vida do pensamento para alguns pode significar o sacrifício da vida prática, mas eu não recomendo isso, não ensino isso e tento mesmo sinalizar sempre uma saída para isto. Para esta armadilha da teoria.

Não digo com isto que não seja este justamente o preço que se paga e que muitos pagaram em sua vida para chegar a uma teoria realmente de valor e grande significado. O logos, a construção de um discurso rigoroso sobre as coisas, muitas vezes cobra isto da gente. E mesmo que alguns de nós tentem compatibilizar as duas dimensões em geral ocorre com todos nós uma divisão biográfica e cronologia para uma ou outra tarefa. E nos dá muito trabalho mesmo compatibilizar as duas.

Também é possível encontrar extraordinários pensadores e pensadores cujos afazeres práticos ficam completamente em segundo plano, mas eu tento um equilíbrio nisso e penso, estou já a me repetir, que este é sim um grande desafio. Se tenho muita admiração por diversos professores e mestres que tivemos nos tempos de faculdade e mesmo hoje em relação a intelectuais que andam pelo mundo compatibilizando uma vida do pensamento com uma vida da ação é porque eles que pensam de forma muito refletida e que cumprem todas as exigências de um pensamento sério e honesto e que agem desta mesma forma.

Ainda que muitos deles, assim como eu, tenham que de vezenquando dizer APESAR DE TUDO....como nos ensinou MAX Weber..em política como vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário