Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de abril de 2013

OS 100 DIAS DO GOVERNO DO PSDB EM SÃO LEOPOLDO: POR ARY JOSÉ VANAZZI


O balanço apresentado pela atual governo do PSDB de São Leopoldo, nos chama a atenção. Tendo em vista os dados e propostas apresentadas para o próximo período, podemos ficar preocupados.

 Numa leitura detalhada fica claro que a atual gestão não tem um programa de governo debatido e construído com a sociedade leopoldense e nem com seus os aliados. Aliás, na campanha ficou claro que o objetivo era ganhar as eleições e depois construir o governo, pois o debate na campanha ficou em torno do Novo Hospital e do novo prédio da prefeitura que viraria Hospital.

Todas as ações propostas para o primeiro ano são de obras contratadas na gestão anterior. É bom lembrar que para chegar no estágio destas obras, a gestão anterior levou quase quatro anos entre buscar recursos, aprovar, liberar projetos, licitar e iniciar finalmente iniciar as obras. Isso só pode ser feito com a relação que tinha que estabelecemos com o Governo Federal e Estadual.

 Isso reafirma que ao construir a política, implementamos uma visão de Estado e não de mandato. A atual gestão tem uma visão pequena, limitada. Das 46 obras apresentadas, 13 obras, que envolvem 85% dos recursos, são contratos do governo anterior, de financiamento a longo prazo. Essas obras vão resolver problemas estruturais, importantes na cidade como o abastecimento de água.

Ficou muito claro no balanço e projeções feitas que não há preocupação com o futuro. Não se abordou em momento algum captação de recursos para novos e grandes projetos para que a cidade não tenha logo ali adiante um corte profundo no seu desenvolvimento e crescimento econômico e social. Pior ainda é o fato de que não ouve qualquer menção a projetos fundamentais que foram contratados e estão em obras. Cito aqui algumas: a obra da Avenida João Corrêa; a obra do Arroio Gauchinho e os dois PACs - conclusão do PAC Arroio Kruse e PAC Arroio da Manteiga e Arroio Cerquinha. Apenas estas obras tem um investimento já contratado e liberado de mais de 100 milhões para a cidade. Isso gera emprego e traz desenvolvimento para o nosso município.

Tenho a grande sensação que a única obra que está na cabeça da atual gestão é o novo Hospital, só porque foi o centro de sua disputa, mas que do ponto de vista estratégico para a cidade será mais um problema e não uma solução. Primeiro porque vai abandonar o velho e segundo porque não adianta ter o prédio e não ter condições financeiras para fazer a gestão, como tantos outros que tem por ai.

É importante a sociedade, através de suas organizações sociais e dos seus atores, ficar atenta ao processo político e administrativo que estamos vivendo. São Leopoldo, até a década de 1970, era referência para todas as cidades da região devido a sua pujança econômica e política, que nos orgulha muito. Depois tivemos um longo período de estagnação e a perca de muitos pontos de referência para nossas cidades vizinhas. Isso ocorreu pelo ciclo de desenvolvimento econômico, de outra matriz produtiva que se desenvolveu no Brasil neste período, mas também por falta de lideranças e por falta de ousadia política. Na ultima década a cidade retomou o seu caminho e começou a criar as condições para voltar a ser este polo econômico e político da região, pelo protagonismo que teve em muitos momentos da vida política e econômica do país. Se acompanharmos os números do IBGE e da FEE nos próximos anos iremos comprovar isso.

O desafio agora é continuar sendo desafiadores e não abrir mão da relação federada. Pela capacidade econômica, pelos desafios que temos para manter este ciclo virtuoso que construímos, precisamos continuar com ousadia e criatividade, e uma boa dose de disposição.

A grande dúvida que vem à cabeça neste momento é se a sociedade terá condições de perceber esta situação ou será condescendente, como parece ser em determinados momentos. Fazer uma analise superficial e não aprofundar os temas, muitas vezes por interesses próprios, como fazem os meios de comunicação, não colocando o contraditório, ou quando fazem é meramente protocolar, é uma irresponsabilidade com a cidade.

Espero que tenhamos maturidade e clareza para continuar traçando um caminho de crescimento e desenvolvimento para nosso município. É fundamental que  estejamos inseridos no contexto que vive o Brasil com a economia e a importância política que nosso país ganhou no cenário internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário