Powered By Blogger

sábado, 9 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES: 8 DE MARÇO SIM!!!


Boa tarde...ontem não postei nada sobre o dia internacional da mulher e no máximo curti a postagem da minha deputada estadual sobre isso. Isto aconteceu comigo muito mais em virtude do meu dia ser repleto de atividades educativas e de planejamento pedagógico de tal modo que sequer consegui parar para pensar muito no que escrever sobre isto e penso que devemos pensar muito sobre isto ainda hoje. Apesar disto, vou tentar aqui dizer porque considero importante o dia, a lembrança do dia e o destaque  que alguns dão para isto no seu cotidiano e na sua vida. 

Também vi surgirem várias manifestações favoráveis e que eu considero importantes, outras nem tanto, mas bem cada um faz com estas datas o que bem entende e mesmo que ocorram equívocos eu penso que a melhor forma de superar isso é dialogar, formar opinião e se for convencido mudar de opinião também.

Na minha vida este dia sempre foi lembrado, mesmo antes de ser uma data oficial ou internacional das mulheres, como a data do massacre de várias tecelãs em Nova Iorque em 1857. Assim, ele marca para mim o dia de darmos uma certa atenção e também de fazermos um balanço sobre a condição da mulher e ainda que possamos fazer isto todos os dias, a verdade é que muitos deixam de fazer isto todos os dias, pois suas outras prioridades - inclusive de algumas mulheres - se erguem acima disto. Encontrei um texto sobre a data que tem na minha opinião todo o motivos de celebrarmos, refletirmos ou lamentarmos a cada 8 de março sobre a condição da mulher. E eu tenho a  opinião que a cada ano que nos afastamos desta data lá de 1857 devemos discutir sim se nos afastamos somente temporalmente ou se este afastamento trouxe melhorias à condição da mulher nas sociedades ocidentais ou orientais. E assim  fazer um balanço sobre isto. Vejamos este pequeno texto: 

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". "

Assim, penso que esta data histórica que foi reivindicada pelo movimento das mulheres é sim uma data importante. Inclusive para fazermos também os balanços das hipocrisias e das coisas que provavelmente só recebem nossa atenção porque ignoramos outras coisas. E confesso que continuo sim me preocupando coma condição feminina e penso sim que esta data deveria ser mais e mais discutida com clareza sobre a história da luta na condição feminina, mas também do diálogo disto com outras lutas.

Neste ano por exemplo, aqui no Brasil, ocorreu desta data coincidir com a desfaçatez e a cara de pau de diversos deputados em dar assento na presidência da comissão de direitos humanos da câmara dos deputados a um cidadão com notórias opiniões contrárias tanto aos negros, quantos aos homossexuais, quanto  aos direitos das minorias e ainda que as mulheres não sejam uma minoria eu sei que muitas minorias tiveram suas primeiras defesas justamente a partir da força da luta de movimentos construídos por mulheres. Então penso sim que a data é importante até mesmo para que todas estas lutas continuem. 

Assim, desconstituir esta data e sua importância é quase a mesma coisa que tirar da agenda e do calendário um dos muitos momentos de balanço e de discussão desta e outras questões que envolvem nossa disposição para pararmos nossos afazeres cotidianos e pensarmos um pouco sobre isto de forma mais rigorosa, consequente e com efeitos práticos.

Salve o dia internacional das mulheres e que esta grande luta continue e seja mais vitoriosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário