Powered By Blogger

terça-feira, 26 de março de 2013

APROVAÇÃO AUTOMÁTICA OU FORÇADA? FALA SÉRIO

Sobre a aprovação automática, forçada ou induzida de alunos sem aproveitamento e frequência tem numa charge que mostra alguém da SEDUC - tipo rainha, pressionando com a ponta de sua espada uma professora que argumenta que não pode aprovar assim, desta forma, estes alunos. Posso dizer o que segue e um pouco mais sobre a charge e sobre a situação geral da coisa. Me desculpe  a agressividade, mas tem sido muito absurda a sensação que se tem do outro lado na escola quando se defronta com medidas como estas e com propostas de rever as coisas pelos índices e motivos mal apresentados e avaliados.

Se você não entende o que eu te digo. Se você insiste em me fazer ir contra os fatos. E ir contra os fatos aqui é ir contra tudo que eu sei com meus colegas sobre o aproveitamento de certos alunos e a impossibilidade de fazê-los progredir sem fechar os olhos para as mínimas exigências de aprendizagem. Como vou falar com você sobre isto? 

Às vezes as posições são invertidas entre nós. Como no exemplo da charge usada, as pessoas deveriam pensar mais e refletir mais sobre suas posições e sobre quem realmente está subindo na prancha dessa nau, numa situação como esta. 

Já faz um bom tempo que não tenho mais barriga para iluminados, aristocratas e qualquer tipo de perspectiva elitista na educação e aliás foi muito por isto que virei um educador e também superei minhas limitações de aprendizagem com muito esforço e fazendo mais uma vez e de novo a tarefa, não desistindo ou pedindo tolerância.

Então saia dai onde você pode estar agora - graças a minha luta e ao meu trabalho - e venha fazer com a gente. Não se sinta ofendido comigo. Volta para a escola, volta para a sala de aula, volta para o chão da vida com a gente.

Abandona os gabinetes, delegações, representações, liberações, mandatos, direções, coordenações, supervisões e outras funções que depois a gente conversa sobre isto e mais coisas. E mesmo que estas tuas temporadas tenham recém começado, venha com a gente. Abandona também o sindicato. a biblioteca ou a direção de escola. Venha para sala de aula, precisamos de você Venha ser professor comigo e com meus colegas.

Garanto que você vai ser um professor e uma professora muito melhores e a educação vai melhorar muito com a tua participação efetiva....ou como diz uma menina muito querida que começou agora na educação: pula no play de novo, que você vai aprender a jogar este jogo que você esqueceu como se joga.

Considero muito importante aumentar os índices de aprovação sim.

Vou começar com as dificuldades da minha escola que superadas podem nos ajudar e muito. Com mais segurança nas escolas com ronda da Brigada Militar e Polícia Civil permanente e ostensiva. Com redução da evasão via instituição de políticas que incentivem os jovens a ficarem e frequentarem a escola apesar do mundo do trabalho e que não dependam da adoção de medidas exclusivamente no ambiente escolar.

Como se a educação fosse responsabilidade só das escolas e dos professores é uma expressão que deve ser superada também, mas para isso a educação terá que ser encarada também como responsabilidade das empresas e de todas as outras instituições sociais.

É preciso - aqui no nosso caso no Olindo Flores - garantir o transporte público transversal e nos horários necessários para os alunos da região norte de São Leopoldo, entre os bairros Campina, Antonio Leite, Parque Campestre, Arroio da Manteiga, Vila Baum, Parque Sinuelo, Scharlau, Santos Dumont, Bom Fim, Vila Brás, Rio dos Sinos. 

E é preciso também medidas de apoio e reforço nas equipes de monitoria para os laboratórios de informática e para a escola em geral....não conheço nenhuma escola que funciona sem portaria, não conheço nenhuma escola cujo laboratório de informática funciona sem alguma forma de liberação ou contratação de profissional para fazer isso.

É claro que é importante elevar os índices de aprovação pois isso é um indicador de resultado do processo escolar. Mas as medidas devem ser mais pensadas e mais sérias, porque o maior problema na educação hoje é a evasão e o abandono e isso não está mesmo relacionado com a qualidade do trabalho do professor em sala de aula ou com seu modelo de avaliação. E ainda que possamos tratar disto sim, tratar da qualidade das minhas aulas e do meu método de avaliação, também precisamos tratar da qualidade da gestão e dos métodos de gestão usados

A causa verdadeira desta evasãoe abandono sequer é tocada e não está sendo discutida e tratada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário