Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

VALE A PENA INVESTIR EM EDUCAÇÃO, MAS FALTA PROJETO COLETIVO

Vale a pena investir em educação! A única coisa que nunca te será furtada é a tua inteligência e o conhecimento. Como professor de escola pública concordo com o que você diz.Hoje o Brasil investe muito mais em educação do que há menos de dez anos atrás e a menos de 20 anos atrás. Os alunos recebem livros didáticos muito bons. Todos os turnos e séries tem merenda escolar que, na maior parte dos casos é excelente. Tem conexão de internet e laboratórios de informática à disposição na grande maioria das escolas e vários outros incentivos e, no entanto, tem gente sim que se matricula, briga pela vaga e evade, abandona ou não estuda. E, ao contrário do que alguns dizem, sem conhecimento e de forma superficial por ai, existem muitos professores extraordinários em escolas públicas. Em todas escolas públicas você vai encontrar diamantes entre os professores e os alunos. Um dos maiores problemas na educação me parece ser a falta de liderança e de direção para o processo. A questão não é técnica, me parece que é uma espécie de falta de projeto coletivo, que fica embaraçado em questões sindicais e de gestão. Obrigado para a Ana Nejar,  por me estimular com um post sobre o custo da educação do filho dela a escrever sobre isto.

P.S 1.: quando falo em liderança falo em liderança política sim, e direção e projeto também...acho que os educadores brasileiros e gaúchos deveriam construir esta perspectiva melhor...sem abandonar as questões de gestão ou corporativas...mas com uma ênfase maior nisto e discutindo com a sociedade também....eu percebo este vazio atual...com todo o respeito as importantes entidades nacionais e estaduais...sindicatos e confederações e tal...e penso que este debate deveria envolver todos os educadores mesmo....

P.S. 2: Olha só talvez vc não me entenda....e pelo visto pode avançar o sinal em defesa própria desnecessariamente aqui...porque a discussão não é sobre o seu conhecimento ou desconhecimento..eu estou em sala de aula desde 1995 e atuei em sindicato e também atuei em gestão...o meu sentimento é que nós temos outra questão que não se resolve nem com a gestão perfeita das questões de planejamento, nem com os melhores salários do mundo...que é o tema do projeto de educação e da forma da educação...e nisso creio que falta liderança e debate....por fim, quanto a inteligência e ao conhecimento penso ser bem relativo isso...muitos talentos se desperdiçam por falta de disciplina  e de dedicação...e muitas pessoas com limitações sérias progridem  e avançam mais que os gênios ou vocacionados porque querem aprender e são estimuladas e desafiadas para isto por seus educadores e muitas vezes também por seus familiares.......eu tendo a apostar muito no tema do CONHECIMENTO DOS ALUNOS pelos professores, como pré-condição para o progresso na aprendizagem e também a melhoria no relacionamento...o que envolve humanização....sobre os DIAMANTES eu tenho convicção a respeito disto pela minha experiência e pela forma como encaro os alunos e meus colegas professores... mas tem uma coisa fundamental aí nesta minha metáfora: os diamantes não s representam somente da forma e com o perfil que a gente gostaria...e precisamos ser muito compreensivos para reconhecê-los...mesmo aqueles que fazem coisas e dizem coisas que não gostamos de ouvir...por este motivo falo tanto em conhecimento do aluno.....isso pressupõe uma abertura da nossa parte para aquilo que é diverso e muitas vezes oposto à gente e às nossas convicções....

P.S.3 : eu gostaria de expor aqui milhares de exemplos destes DIAMANTES....mas te diria que eu tento ver os diamantes ali onde justamente muitos acham que não tem nada...e este é um esforço que tem me feito muito bem como pessoa e como educador....tenho alunos e ex-alunos de verdade e maravilhosos...muitos que fazem contato comigo por aqui....alguns exageram em me reconhecer até...e não digo isto porque sou modesto....digo isto porque sei que nem sempre as nossas principais contribuições são conscientes e avaliáveis nas provas e muitos dos nossos resultados vem a médio e longo prazo....após o processo de aprendizagem já ter sido concluído...eu diria que a verdadeira educação tem resultados retardados na vida real....mas bem esta é minha opinião...e minha abordagem....

P.S.4: estou usando a palavra DIAMANTE por uma razão autobiográfica eu diria...porque foi uma pessoa que eu estimei muito nos anos 80 e que me conhecia muito bem que me chamava de DIAMANTE....dizia que eu era um diamante bruto e que precisava ser trabalhado por mim e se eu fosse inteligente eu aceitaria ajuda de outros...pois bem quando esta pessoa disse isto eu era um BORDERLINE MUITO REBELDE...hoje sou bem mais moderado e conciliador...e aposto muito nas relações humanas e na melhoria delas....esta pessoa que me chamava de DIAMANTE entendia e apostava que isto era superável e que poderia ser trabalhado - não quero falar disto aqui por narcisismo não - mas porque devo ser honesto e abrir portas para outros jovens...pois eu penso que todo aluno pode ser trabalhado e devidamente reconhecido....mas precisamos criar uma convicção e um projeto sobre isto...para que isto aconteça efetivamente...senão fica como aquela lista de tarefas que os professores recebem e alegam não estarem preparados para enfrentar....eu tento sinceramente e me perdoa se isto contraria as convicções dominantes de muitos professores hoje...mas com a democratização da educação esta tarefa me parece essencial....

Nenhum comentário:

Postar um comentário