Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SOBRE A TRAGÉDIA E A RESPONSABILIDADE DO PREFEITO DE SANTA MARIA E DOS DEMAIS PREFEITOS


Após postar texto/nota sobre a expressão infeliz do prefeito se eximindo da culpa da tragédia aqui perdi dois amigos, mas não faz mal.

Eu gostaria só de esclarecer que derrubar o prefeito não é minha intenção, mas a atitude dele e o discurso dele se eximindo de responsabilidade foi muito ruim e é uma afronta sim às vitimas e à dor das pessoas.

Não estou no lugar dele e, aliás, tenho muito respeito por Cesar Schirmer de longa data - apesar de não ser do PT, como respeito muitos políticos que não são inclusive, mesmo discordando aqui e ali - mas ele não podia mesmo ter transferido a responsabilidade aos bombeiros não.

Penso que não é correto mesmo promover terrorismo ou caça as bruxas com esta tragédia...mas não dá para se eximir da responsabilidade que cada parte tem e vejo com muita atenção o comportamento do Tarso Genro e reconheço nele a atitude correta e exemplar em todos os momentos.

O Governador está sendo solidário e responsável e não tem se eximido de sua responsabilidade como Chefe Maior da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.

Imagino que o prefeito está sob intensa pressão local também e até entendo, mas o movimento dele foi incorreto e perigoso para a sua sustentação.

Se estivesse no lugar dele - e sei muito bem que não estou - lançaria nota oficial ou chamaria nova coletiva de imprensa para esclarecer melhor os fatos de seu domínio administrativo e também para assumir integralmente sua parcela de responsabilidade, por mais dolorosa que isto pareça para sua vida pessoal e sua carreira.

Sei que ele também acabará sendo afogado e tragadao pela vaga desta tragédia e creio que ele e toda a sua equipe também sabem. Neste caso, portanto, é muito recomendável manter um nível elevado de atitude e não ficar se eximindo para acabar ficando mais devastado do que já deve estar.

Com isso digo que sei que o prefeito é um ser humano e que ele também tem sentimentos morais e em alta conta o respeito à vida, mas isso deve ser demonstrado efetivamente.

Tirando isto a atitude dele e as proposições que ele fez na entrevista coletiva são corretíssimas diga de passagem.

Espero que os demais prefeitos sigam seu exemplo e façam algo parecido nas demais 495 cidades do Rio Grande do Sul e que no Brasil também se tomem atitudes semelhantes para evitar que tal tragédia ou semelhante se repita.

Mas que façam isto com menos alarde e mais eficácia. Para usar uma expressão trivial aqui é muito melhor não cacarejar sem o ovo aqui e agora.

Conheço muitas casa de festa, boates e diversos tipos de estabelecimento semelhantes e digo que a tragédia de Santa Maria poderia ter acontecido em muitas outras cidades do Brasil e do Rio Grande do Sul. E ontem mesmo estava comentando com um amigo que já era uma atitude regular minha entrar nestes lugares tomando diversas precauções em relação ao local para ficar e tal. Isso muito por ser filho de eletricista e também por ter frequentado diversas boates durante toda a juventude. Ma este era um hábito muito meu e de meu outro amigo por conta de nossas atividades profissionais. Sei que também os DJs e os MCs fazem isto bastante. Avaliam seu local de trabalho e como fica mais rápida a saída dali em caso de necessidade e de ter que salvar seus equipamentos e tal. Mas isso mostra que estes lugares não são seguros. Seja porque podem haver brigas e violência neles seja porque o tipo de tragédia que aconteceu em Santa Maria não é tão incomum assim, mas com bem menos vítimas, como mostraram outros noticiários. 

Apesar de não frequentar mais estes lugares com a mesma frequência e nem disposição de outros tempos, é de prudência que se vejam mais de perto como andam as coisas. Que todos os prefeitos façam isto e avaliem isto. E que se necessário corrijam os instrumentos de fiscalização e as atitudes tomadas indevidamente nesta matéria...

Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário