Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PEQUENO BALANÇO DESTA TRAGÉDIA


A maior luta agora é garantir que os sobreviventes não aumentem a lista de óbitos. Para isto é importantíssimo que todos que saíram da boate e que escaparam, com vida de lá, tendo respirado a fumaça tóxica procurem ou sejam levados por seus familiares aos hospitais de Santa Maria. É necessário monitoramento, acompanhamento e tratamento para impedir que se desenvolva uma pneumonia química. 

Paralelo a isso é bom todos os profissionais de saúde que se cadastraram já ou que possam se cadastrar na reserva técnica estarem atentos em caso de mais emergências. E nós leigos solidários como estes voluntários devemos estar atentos também para suprir outras necessidades como doação de sangue, e outras. Sabemos que já há reservas de sangue suficientes, mas é bom preservarmos nossa disposição para ajudar e contribuir, se for necessário de novo. 

Quanto ao apoio aos familiares é bom estarmos todos atentos e solidários ao máximo. Pois muita ajuda será necessária ainda nós próximos meses e também anos. Uma tragédia como esta abala muito as pessoas, os pais,mães, irmãos, primos, avôs e avós, tios e tias, amigos e amigas. Nem todos são obrigados a sentir a mesma dor, mas aqueles que tiverem sentimentos de solidariedade podem ajudar muito. 

Estou muito orgulhoso com o esforço de todos que vi ajudando e foram muitos e de diversas formas. Isso ameniza a dor e ampara também os cuidadores. Mesmo os salva vidas, os socorristas, os médicos (as), bombeiros, enfermeiros(as), técnicos (as), brigadianos (as), policiais civis, militares, dependem muito do nosso apoio moral.

E fiquei muito chateado também com a quantidade de absurdos que foram postados por irresponsáveis aqui e ali e em diversos locais, mas penso sinceramente que cabe a cada um fazer aquilo que é correto no esforço de ajudar quem precisa e da forma como precisam.

Nós gaúchos e brasileiros não seremos mais os mesmos após esta tragédia e temos que entender o sentido dela para avançar e sermos mais humanos e civilizados, cuidadosos e superarmos a dor e as terríveis perdas que vivemos e sentimos.     

Penso assim, que exatamente por isto deveríamos cuidar da nossa parte nesta luta. E eu confio plenamente na competência das autoridades para apurarem causas e responsabilidades. A busca dos culpados, responsáveis e causadores é importante, mas não me compete fazer política disto nem ficar bradando vingança aqui. Fica claro que houveram responsáveis e condições físicas e morais para que esta tragédia recaísse sobre estes jovens, mas não creio que vamos corrigir isto cometendo mais erros e barbaridades. 

A dor dos familiares e os nossos sentimentos humanitários devem ser respeitados com ajuda, solidariedade e justiça  Por fim, a tragédia é uma coisa vergonhosa para nós e penso que devemos esperar e tomar iniciativas para que ela jamais ocorra de novo. E isto vale para cada boate, bar, restaurante ou local de aglomeração de público. 

E é responsabilidade de cada Gestor Público e de cada Cidadão e Cidadã para que isto não aconteça mais. A perda destes jovens deve servir sim para que nossa consciência e nossa responsabilidade atinjam patamares superiores de atuação e exemplo. 

 "A morte nos deixa sem palavras. Mas ela nos diz, insistentemente: é preciso, sempre, cuidar dos vivos e da vida." por Marco Weissheimer ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário