Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DAS MINHAS IMODESTAS FANTASIAS FILOSÓFICAS

Das minhas velhas e imodestas ilusões filosóficas a maior delas é a que segue. Meus quatro filósofos determinantes: Aristóteles, Descartes, Kant e Heidegger, sem eles nada mais pode fazer sentido na história da filosofia. Qual o maior filósofo que eu li? Kant! Fazendo é claro a minha sugestão entre aqueles filósofos que eu li e que eu considero que consegui compreender minimamente em seu espírito e alcance. Nenhum outro consegue te surpreender tantas vezes sobre tantas coisas. Ela dá um giro e te pega de surpresa ao descobrir algo inimaginável em uma teoria que aparentemente foi escrita por um homem solitário e misógino. Nenhum conceito nele é ocioso. Nenhuma ideia nele é vazia. por mais que eu goste muito de muitos outros e tente sucessivamente entendê-los e estudá-los sempre, tais com Marx e Nietzsche, e agora ultimamente Hegel e mais Foucault. É em Kant que eu encontro os sinais de um pensamento mais indevassável e mais orgânico. E dá uma sensação estranha olhar para este relojoeiro e imaginar o tamanho e o alcance da sua obra. Não vou conseguir fazer mais nenhum programa sem uma pitadinha bem escolhida e selecionada dele e sem o acompanhamento dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário