Powered By Blogger

sábado, 29 de dezembro de 2012

SOBRE ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS: FELIZ ANO NOVO 2013!!!

Boa tarde

Sempre dei muita atenção para o tema das escolhas na vida da gente e também em sala de aula com os alunos e alunas.

Os adolescentes parecem estar justamente numa época em que as escolhas mais importantes são feitas.

Mas gostaria de dizer algo sobre este tema para contrariar um pouco a lógica geral de que tudo é previsível e que se fizer P logo X se segue.

É que isso me parece uma coisa meio automatizada e bem idiotizada hoje em dia.

Até o Grande Poeta Pablo Neruda - que merece ser citado muito mais pela sua poesia e grande obra do que por um texto daqui ou de acolá - é usado para chavonizar isso por aqui - como vi num post faz pouco.

Mas vamos pensar um pouco mais sobre isto pessoal: 

Creio que as escolhas mais importantes da nossa vida e aquelas que justamente mais merecem nossa atenção, preocupação e também muito juízo são ou podem ser de dois tipos: 1. aquelas que não percebemos que fazemos, mas fazemos, e 2. aquelas cujas consequências são justamente imprevisíveis e incertas.

As primeiras são muito mais frequentes do que parecem e bem comuns, já as segundas são e merecem mais reflexão nossa, porque além de serem imprevisíveis envolvem muitas outras escolhas em sequência e sempre grandes possibilidades e risco também.

Coragem jovens, coragem, porque só vocês podem começar algumas opções que nós adultos já rejeitamos ou já distorcemos ou já seguimos.

Assim desejo que os adolescentes pensem nisto sem medo e sem um pingo sequer de insegurança.

Prestem mais atenção aos sinais e tenham fé.

O fato de poucos escolherem certos caminhos ou de poucos se darem bem nestes caminhos não significa que o caminho é errado, pode significar apenas que ele é difícil e que você terá que se esforçar muito mais do que outros.

FELIZ ANO NOVO E UM PRÓSPERO CAMINHO DE ESCOLHAS PARA TODOS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário