Powered By Blogger

sábado, 8 de dezembro de 2012

A PRAÇA REPUBLICANA QUE COMEMORA O IMPÉRIO


Considerada a data, as condições, o símbolo de sua instalação e o que ela comemora, a Praça do Imigrante pode ser entendida também como elemento simbólico fundamental e de ligação em São Leopoldo de dois grandes períodos da história do Brasil, a saber, o Império e a República.

 No que toca ao Império, o empreendimento de trazer imigrantes europeus de outras etnias para o Brasil tinha o claro objetivo de superar duas dificuldades nacionais. De um lado, romper com o ciclo econômico oligárquico e latifundiário, diversificando a produção nacional com o emprego de mão de obra livre de nível médio e artesanal e, de outro lado, consolidar a ocupação do extremo sul do Brasil com novos sujeitos.

 O ciclo republicano, em 1924, se prepara para superar a república velha, através de uma nova síntese cultural e política, que vem sendo construída pelos novos lideres do PRR. Desta vez com maior participação dos imigrantes e seus descendentes e, também, com a superação necessária dos conflitos regionais no Rio Grande do Sul que construíram, pavimentaram e permitiram as novas bases para as políticas urbanas, modernizadoras e de industrialização do Brasil, apresentadas e desenvolvidas a partir da Revolução de 30.

(excerto do MEMORIAL DE TOMBAMENTO DA PRAÇA DO IMIGRANTE - 27/05/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário