Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SOBRE AS AGRESSÕES AOS PETISTAS APÓS AS ELEIÇÕES: NOTAS PARA UM DEBATE


Olha só: recebi um convite no meu Facebook para uma atividade no PT, na próxima quarta-feira, de discussão dos rumos do PT em São Leopoldo, no estado e no país. Nesta atividade estarão presentes o presidente estadual Raul Pont, e o membro do Diretório Nacional Walter Pomar, a Deputada Estadual Ana Affonso e o Prefeito Ari Vanazzi.


Este convite foi compartilhado no mural de umas 50 pessoas. Todas elas são militantes do PT de antes do governo que se iniciou em 2005 e que se encerra em 2012. Todas elas ajudaram ou ajudarão a eleger e reeleger Lula, Dilma, Tarso e  Vanazzi. E muitas são filiadas e foram dirigentes do PT e alguns são simpatizantes. Eu duvido muito que algumas destas pessoas tenham opiniões tão agressivas em política nem contra e nem a favor do PT. Quer dizer nenhuma delas vai sair dando bangornada por aí em quem pensa diferente da gente. Uma amiga, a Léa emitiu sua opinião contrária ao PT, tudo bem e qualquer outro tem todo o direito de ter opinião contrária, mas eu tenho a franca opinião que o excesso de agressividade de duas pessoas na lista ou de alguns é só desrespeito e desplante mesmo.


O futuro governo do PSDB/PMDB em São Leopoldo pode significar para alguns – como estas pessoas - o despertar de São Leopoldo, para mim significa outra coisa, mas ele ainda não mostrou a que veio, então é bom e recomendável ir bem devagar com o andor.


Sou um daqueles que nunca deixou de ser povo, eleitor e militante. Tenho endereço certo e trabalho determinado em qualquer hipótese, então convenhamos bem menos agressividade nos nossos murais; quanto à discussão ideológica superficial aposta aqui sobre trotskismo e etc, é bem provável que isto seja somente o resultado de uma flatulência mental, pois é signo de miséria intelectual falar do que não se sabe ou ideologizar qualquer debate só por disposição e arrivismo.


É minha opinião e imagino que é opinião comum a todos que foram listados aqui, nesta postagem, serviço público não é cabide e governo não é boquinha.


A maior prova disto é que as pessoas vão participar deste debate de forma voluntária como 
sempre foi feito no PT, aliás.


Então é bom ir tirando o cavalinho da chuva aqueles que acreditam que o PT de SL está acabado.


Mesmo assim repito, com todo respeito à tradição petista de discutir política o ano inteiro e com quem quiser, sejam bem vindos ao debate.


O Sandro fez o convite e só convidou quem tem afinidade política.


O problema é que algumas pessoas – por falta de espaço para debate em seus partidos e nos murais delas - resolveram criticar o PT no mural dos petistas isto é agressão.


Elas poderiam ter aberto o debate no mural delas mesmas, mas não ali não tem publico. Então fica este brinquedo de espicaçar petistas no mural da gente, com ofensas, baixarias, ataques superficiais e repetições da mesma ladainha daqueles que ainda estão sendo alfabetizados na política. Fui olhar o perfil deles e constatei que nenhum deles tem mais de 30 anos. Ou seja, nenhum deles teve uma vida adulta com os governos do PMDB em São Leopoldo para dizer como é que é sem o PT, então eu até entendo que eles queiram ver o outro lado. Entendo que se emocionem e queiram experimentar governos cujos candidatos só falaram daquilo que está errado e que mal compreendem o funcionamento da prefeitura atual. Aliás, este é um ponto incrível a prefeitura não é a mesma prefeitura de 2004 não. Muitas responsabilidades e atividades se somaram. O futuro governo vai ter que trabalhar muito para dar conta das tarefas e exigências reais da administração pública. Ou vão deixar a peteca cair e botar a culpa no PT?


Mas faz parte da democracia, com certeza, aceitar a crítica e debater sobre onde erramos ou acertamos, o que eu não gosto é da baixaria de quem sequer conhece a gente ou sabe exatamente o que se faz, se fez ou não. A priori todos merecem respeito e é uma questão de etiqueta básica, inclusive, que aqui no facebook e em outros lugares e espaços virtuais precisa ser construída, mas algumas pessoas mais raivosas e agressivas tem este desplante de usar o anonimato para atacar a gente. É aquilo que chamamos de anti-petismo.



Sem efeito e sem nenhuma clareza na maior parte das vezes, fazem isto só por despeito mesmo. Alguns no período eleitoral eram Fakes, mascarados e encobertos pelo anonimato e diziam absurdos. Participei de debates incríveis em que se via que se estava falando com alguém do outro lado que não sabia absolutamente nada da cidade. Resumia sua abordagem ao hospital e centro administrativo. Bem esta abordagem deu certo. O boicote dos médicos e de alguns trabalhadores do hospital e de outros lugares deu certo. Tudo bem. A oposição usou das armas que dispôs. Todos os cidadãos e cidadãs na democracia, tem o direito de ter a opinião que quiserem, mas sempre devem se portar com respeito. Isto é básico, mas e o resto?


Eles vão ter muito tempo pela frente para saber algo mais sobre as diferenças relevantes nesta discussão, neste debate sobre gestão pública e sobre o que é bom e prioritário para a cidade. Eu desejo boas alvoradas para eles e que os próximos quatro anos os iluminem sobre promessas, compromissos e a boa política. Alguns deles falam que não acreditam mais no PT e etc. Se a questão fosse de crenças, nós construiríamos igrejas e templos, mas estamos a falar aqui de políticas, programas e projetos. Alguns programas e projetos implementados que eles pelo visto de todo desconhecem, são algo bem mais concreto e objetivo. Ainda que impalpável para muitos e que muitos que sejam atendidos por estes programas não vinculam a existência, concepção e execução deles a este governo do PT.


É justamente porque não nos conhecem que não deveriam supor que não sabemos o que é ou como é o SUS ou qual é o problema dele aqui em São Leopoldo e em todo o país.


Agora o povo elegeu um médico para prefeito, então eu desejo que ele resolva este e todos os problemas dos SUS porque esta é a principal promessa dele.


Mas eu digo, com muito respeito, que não tenho duvida sobre o que acontecerá não. E provavelmente o que vai acontecer não será muito defensável nos próximos 4 anos.


Não há nada de cegueira no meu olhar sobre o PT ou a cidade.


O povo fez uma aposta nova na eleição. Eu só espero que este povo não me venha daqui a 4 anos falando mal da política porque a aposta deu errada. Só isso. E isso é também uma forma de respeitar as escolhas do povo viu.


O povo é o verdadeiro soberano na democracia e eu aceito completamente o resultado das urnas, porque o povo tem este direito de errar e acertar e assim vamos indo.


Neste sentido, por exemplo, não gosto nada do discurso que escutamos após a eleição de que houve traição ou trairagem. Porque este discurso pressupõe que o povo não foi responsável no voto, que ele foi enganado, que ele foi ludibriado. Não. O povo fez a sua escolha, o povo deliberou com as informações que tinha e com os valores e prioridades que cultiva ou cultivou até chegar na urna. E, assim, o povo tem muita responsabilidade no voto e vou repetir isto sempre, porque senão fica fácil ficar dizendo que os culpados são os cabos eleitorais, os militantes ou as lideranças.

  
Eu digo sempre – em todos os momentos e espaços em que isto é necessário - que lutei muito por este direito do povo poder escolher, decidir, errar ou acertar e que eu penso sim que vamos aperfeiçoando a democracia desta forma.


Mas isto não quer dizer que porque eu perdi uma eleição, eu sou a pior coisa que existe para o SUS ou para a política. Ou que o PT ou o PT de São Leopoldo seja o único responsável pelos problemas. Nós governamos com mais partidos e com muitas pessoas. Jamais poderemos ser acusados de ter governado sozinhos e ter defendido que só os nossos são bons. Demos, em 8 anos, muitas oportunidades e espaços para muitos cidadãos, agentes comunitários e lideranças da cidade governarem junto e em alguns casos inclusive alguns que agora assumem o novo governo estiveram com a gente.


Eu diria em especial para certa moça que entrou neste debate: vais aprender muito sobre isto menina, mas não desista, nunca, é o que te diz alguém que nunca desistiu de tentar mudar esta cidade, este estado e este pais.


Esta mudança, que não começou nesta eleição e nem vai terminar nela, vai continuar e fazer o debate e a boa crítica é parte dela. Assim, fique à vontade, mas numa boa, porque é assim que deve ser mesmo.


Sobre os recursos gastos pelo governo saírem do bolso da gente ou não, eu fico bem à vontade, pois pago todos os impostos que existem, todas as taxas que você pode imaginar e é tudo descontado diretamente do meu salário. Então eu sei exatamente quanto custa cada coisa. Quanto custa a vaga na escola e a vaga no hospital. Quanto custam as obras da cidade e quanto custa a guarda municipal. Sei também que tem gente que aceita dar R$ 500,00 para um médico do SUS fazer uma ligadura de trompas em 30 minutos e não quer dar R$5,00 ao ano para a escola que cuida do filho e da filha dela o ano inteiro ter um caixa e bancar certas despesas, sob a fiscalização de um Conselho escolar.


No fundo, a discussão aqui é sobre valores e sobre conhecimento. E, vale lembrar, é também sobre a força que adquirem as pessoas que acham a coisa mais normal um médico cobrar duas vezes e chegar atrasado no seu trabalho, no posto de saúde, no centro de saúde, no hospital e etc.


O padre numa missa de sétimo dia que assisti no sábado – em memória do meu pai – disse que quase chegou atrasado, mas que não havia chegado atrasado, porque a missa só começava quando ele chegava. Imagino que é assim que pensam alguns médicos. Bem, isso ajuda a resolver um grande problema nosso então, não vai haver mais atrasos e não vai faltar mais médico em lugar algum da cidade, porque a coisa só pode começar quando eles chegarem. E eles chegam....    


Assim, eu sei quanto custa muita coisa viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário