Powered By Blogger

domingo, 11 de novembro de 2012

Prefeitura apresentou em Audiência Publica o Projeto da Casa de Cultura Luis Brasil para o Coração da Cidade



08/11/2012 – 19:00-20:30 - Salão Nobre
A maior parte das secretarias municipais já atendem no Centro Administrativo recém construído. As antigas repartições darão lugar a salas de cinema, exposições de arte, sala multimídia e a um café. A cidade carece de um local assim. Temos no prédio da Biblioteca, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, uma referência muito importante, porém é pouco para São Leopoldo que a cada dia se desenvolve e exige novas demandas, ressalta o secretário municipal de Cultura Pedro Vasconcellos. 

O Secretário apresentou em seguida a totalidade e os detalhes da proposta de ocupação e utilização dos espaços do prédio que abrigava a antiga Prefeitura Municipal de São Leopoldo (Palácio Municipal). 

O projeto arquitetônico elaborado desde março de 2012 pela equipe técnica da Secretaria de Cultura, visa abrigar demandas reprimidas de todas as áreas artísticas, no sentido de oferecer aos artistas e à população em geral um espaço nobre e qualificado de fruição, produção e convívio da população leopoldense. 

O Secretário também informou que o Projeto já está inscrito no Ministério da Cultura e foi habilitado na primeira etapa da seleção. O valor  ser captado para a execução do mesmo é de R$ 500.000,00, sob o título: RECUPERAÇÃO E REFORMA EM PRÉDIO HISTÓRICO PARA IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO CULTURAL DE ACESSO PÚBLICO EM SÃO LEOPOLDO.  

Em seguida o representante do conselho Municipal de Cultura Renato Dias, artista plástico que pesquisa a vida e a obra do homenageado, discorreu sobre aspectos estéticos, culturais e políticos da obra do artista plástico Luis Brasil, falecido em 2006. Segundo ele a homenagem ao artista plástico Luís Brasil foi uma decisão do Conselho Municipal de Cultura. “Ele é reconhecido na cidade e sua história está marcada nas artes visuais do Rio Grande do Sul. Brasil era um artista honesto, que colocava a arte acima de qualquer coisa. Atuou em bairros pobres ensinando crianças”, destacou Renato Dias. “Temos que valorizar artistas próximos, da nossa cidade, para que sirvam de exemplo para nossas crianças”, reforçou. 

O mesmo tratou também da importância de termos um espaço diferenciado para uma galeria de arte que pode oferecer exposições de grande porte, atelier livre para as oficinas de pintura, escultura, fotografia e outras oficinas. A galeria vai acabar garantindo o acesso da população a objetos estéticos que hoje não tem espaço adequado para serem exibidos e apresentados.

A deputada estadual Ana Affonso esteve presente, oferecendo todo seu apoio em nome da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado ao projeto e manifestando a satisfação em poder contribuir para a viabilização da busca de recursos tendo em vista a concretização do projeto. Representando a comissão de cultura da Assembleia Legislativa, a deputada Ana Affonso afirmou que a Casa de Cultura Luís Brasil acrescenta valor ao patrimônio histórico e também ao patrimônio imaterial de São Leopoldo. Tendo esse espaço livre para a cultura, podemos equipá-lo com novas ideias. A Casa de Cultura tem um conceito vivo. É uma mescla do passado e do presente”, salientou.

Na condição de presidente do COMPAHC – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, a Arquiteta Gabriela Scrinz informou que o projeto da Casa de Cultura tem o aval e o apoio do Conselho Municipal, sendo o prédio da antiga prefeitura um dos exemplos de prédios históricos relevantes da cidade. Informou também na mesma ocasião dos projetos de tombamento do sitio histórico do centro de São Leopoldo e da importância deste prédio ser um centro cultural para a sua preservação.

Por fim, foi composta uma comissão de 16 representantes da sociedade civil  e de diversas linguagens e atividades culturais para levar a proposta à Câmara de Vereadores, defendê-la e mobilizar mais apoiadores para que o projeto possa ser aprovado este ano no legislativo leopoldense como demonstração do interesse de diversos agentes culturais da cidade.

O projeto prevê no seu programa de necessidades as seguintes instalações:

01.Sede da Se
cretaria da Cultura;
02.Sala de ensaios Coral Municipal;
03.Sala de ensaio para Cia de Dança;
04.Sala de ensaio para Núcleo de Pesquisa Teatral;
05.Atelier Livre de Artes Plásticas;
06.Sala de Cinema e auditório para seminários e palestras;
07.Sala de música e estúdio para ensaio e audição de apresentações de
pequeno porte;
08.Galeria de Arte (acondicionada para exposições de grande porte);
09.Depósito para objetos de arte;
10.Espaço para o Café;
11.Copa interna;
12.Sala para oficinas teóricas equipada com carteiras, mesas e losa;
13.Sala da Associação dos Amigos da Casa de Cultura;
14.Sala de reuniões para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário