Powered By Blogger

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CASA DE CULTURA LUIS BRASIL EM SÃO LEOPOLDO? PORQUE LUIS BRASIL?


O Patrono LUIS BRASIL MANOEL GAUDÊNCIO RESERES GOULART FILHO, (1943-2006), ou simplesmente Luis Brasil residiu em São Leopoldo de 1973 até seus últimos dias de vida em 2005. Foi morador da Antiga Casa do Estudante onde hoje temos a Câmara Municipal. É reconhecido em catálogos nacionais e possui uma vasta e representativa obra plástica que passa por diversas técnicas e múltiplas fases e temáticas.

Da xilogravura, passando pelo pastel, giz, cera. Também teve contratados seus serviços para realizar murais e telas em residências de amigos, conhecidos. Seu traço foi reconhecido como extremamente singular e esteticamente marcante por vários de seus pares e em sua trajetória na cidade produziu de forma abundante obras fazendo uso de materiais, tintas e técnicas sempre no convívio intenso com seus amigos, contemporâneos. Dedicava atenção especial a educação estética das camadas populares, sendo que temos registros de diversos jovens que se iniciaram nas artes plásticas a partir do seu estímulo, provocação, orientação e apoio.

E, por fim, tinha como característica muito destacada a aposta na arte e na cultura popular, sendo famosas suas digressões sobre a importância do artista ir onde o povo está e do artista estar relacionado também à realidade política da cidade e do pais. Era um exemplo de engajamento político e de apoio as lutas coletivas dos estudantes universitários, meninos de rua, defesa das mulheres e militava também por muitas outras causas culturais, como a música, patrimônio histórico, livro e leitura, etc.

Sobre o artista ele dizia: "O artista é gente que come, bebe, luta por uma igualdade social entre os que não tiveram oportunidade de ver, ouvir, conviver e elaborar com as mãos o belo sem vaidade."

Desta forma, entendemos como justa a Designação da futura Casa de Cultura de São Leopoldo como uma homenagem a este artista tão sensível e dedicado a sua obra.      

2 comentários:

  1. Estava procurando alguma referência sobre o Luis Brasil na internet a assim encontrei teu blog. Gostei muito de ler o texto acima. Morei em São Leopoldo por alguns anos e fui amiga de Luiz Brasil, uma homem humilde e generoso. Ele realmente sempre estava disponível para incentivar os jovens mais pobres. Também tinha duras críticas à nossa sociedade capitalista. Tinha uma vida simples, margeando a pobreza. E muitas vezes não era reconhecido e respeitado devido aos problemas com alcoolismo. Carregava uma tristeza profunda da saudades que tinha das filhas. Até os dias de hoje, muita gente em São Leopoldo estampa suas obras nas paredes de suas residências ou estabelecimentos comerciais, ou ainda em acervos guardados ou esquecidos. Não sei se a Casa de Cultura Luis Brasil foi consolidada, mas espero sinceramente que sim. Espero que sua obra e sua vida possam perpetuar e chegar às gerações futuras de São Leopoldo, já que sua iconografia permanece tão presente no imaginário capilé.

    ResponderExcluir
  2. Ola Tambem conheci o Brasil. Grande figura, uma época levei ele pra minha casa, foram meses onde se alimentou bem, conversamos muito aprendi bastante da vida com ele. Leocadio Kureki

    ResponderExcluir