Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E A CASA DE CULTURA: DIÁLOGO COM O AMIGO JULIANO MACIEL


Para nós, nos últimos 8 anos o papel da Secretaria de Cultura é de gestora e de propulsora de políticas públicas nas áreas e temáticas afins. Ela deve articular iniciativas comunitárias com iniciativas institucionais e garantir a maior difusão possível dos produtos culturais e a recepção de produção cultural oriunda de diversas regiões de nossa cidade. Deve promover também o intercâmbio e a recepção da produção cultural de outras cidades, centros, estados e de fora do Brasil também. Assim é uma Secretaria com um objetivo institucional muito nobre que ultrapassa a dimensão do cerimonial ou dos eventos para colocar o estado brasileiro, no nível do nosso município, a serviço da produção, difusão e reflexão cultural.

Realizando conferências de cultura, produzindo o Plano Municipal de Cultura, constituindo o Sistema Municipal de Cultura, promovendo a gestão do Fundo Municipal de Cultura e selecionando projetos culturais para serem fomentados a política cultural desenvolvida por nós dá um passo gigantesco tanto na institucionalizaçÃo quanto no reconhecimento e incentivo a produção local. Mantendo e promovendo a ocupação dos espaços culturais do município e ampliando estes espaços através de convênios com ONGs e instituições comunitárias, a Secretaria de Cultura incentiva e contribui com uma ampla rede de produtores culturais, artistas, e também com o público em geral realizando um amplo movimento cultural. Isto se realiza em eventos culturais do calendário municipal e também em atividades cotidianas de caráter formativo e educativo. Dois exemplos disto são os Pontos de Cultura e os Pontos de Leitura e neste sentido a Casa de Cultura Luis Brasil se constitui também num espaço e num equipamento cultural para incrementar esta rede em especial na dimensão de ser um espaço para a produção e as apresentações culturais.

Exemplos de projetos e programas que terão lugar na futura Casa de Cultura são também o Coral Municipal de São Leopoldo – que já vem ensaiando lá no Salão Nobre da Antiga Prefeitura todas as terças-feiras desde abril de 2011. Você já assistiu uma apresentação do Coral Municipal? O Coral Municipal é acompanhado como programa de um Laboratório Coral como iniciação ao canto que abre a aprendizagem do canto a mais de 80 pessoas. As oficinas dos Pontos de Cultura com diversas atividades e temáticas nas diferentes entidades da cidade articulam uma vasta gama de jovens e produtores de cultura em diferentes linguagens. Na Casa de Cultura Luis Brasil poderemos realizar mostras destas atividades. As atividades do Núcleo de Pesquisa Teatral que estão formando novos atores e promovendo o Teatro na cidade também irão ser abrigadas na Casa de Cultura. A Companhia Municipal de Dança que dissemina a cultura da dança moderna na cidade e no estado e que neste ano já representou a cidade em missão ao exterior, na última viagem à China, tambvém irá ficar sediada e realizar seus ensaios na Casa de Cultura Luis Brasil.

Também é importante destacar que os equipamentos públicos pertencentes hoje a Secretaria Municipal da Cultura tais como o Museu do Trem, a Biblioteca Pública, o Teatro Municipal, e a futura Casa de Cultura que permitem e permitirão um forte incentivo à produção cultural local combinados com os demais instrumentos legais desenvolvidos.
Antes de nossa gestão em 2005, com todo o nosso respeito aos antecessores e gestores da cultura nos nosso município, a cultura era um apêndice ou Diretoria da Secretaria de Educação. Foi avaliado já nos nossos primeiros programas de cultura que era inviável promover a cultura acumulando tarefas de gestão e administração com as estruturas de gestão e administração da educação ou de outras secretarias que também sofreram já antes deste período atual um forte incremento em suas atribuições e tarefas institucionais. Ao mesmo tempo, havia um clamor da comunidade cultural leopoldense por uma estrutura, equipe e orçamento específicos para dar conta da gestão cultural e fomentar as atividades culturais em São Leopoldo. 

Bem, nós realizamos isto em todas as dimensões institucionais possíveis amigo Juliano e muitos amigos do PDT e de diversos outros partidos – inclusive da oposição - participaram desta construção. Por outro lado, em nível Federal havia uma demanda institucional de criação de Secretarias de Cultura, construção de Planos Municipais de Cultura, estruturação de Fundos Municipais de Cultura que era uma exigência para a captação de recursos e investimentos na área cultural com recursos federais. O resultado disto foi que a SMC de São Leopoldo é considerada a Secretaria Municipal que no Rio Grande do Sul mais captou recursos e implementou convênios em parceria com o Governo Federal. 

Também ocorreu um incremento institucional que levou São Leopoldo a ser a 22ª cidade com Sistema Municipal de Cultura no Brasil. Assim, na minha opinião e de muitos amigos e pessoas respeitáveis que atuam na área cultural, que freqüentam atividades culturais locais, que debatem este tema a Secretaria de Cultura e a comunidade cultural de São Leopoldo está preparada e pronta para ter uma Casa de Cultura quase aos mesmos moldes da Casa de Cultura Érico Veríssimo ou de uma Casa de Cultura como a Mário Quintana da nossa capital Porto Alegre.

Creio que este patrimônio cultural deve ser reconhecido e valorizado e não apagado por opiniões superficiais sobre as coisas da cultura e tenho certeza que você lembra e participou desta construção na cidade nos últimos 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário