Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A CASA DE CULTURA LUIS BRASIL E A HISTÓRIA DA CIDADE: DIÁLOGOS COM JULIANO

Quanto a importância deste debate para a história da cidade tenho algumas notas para compartilhar, amigo Juliano Maciel. O debate na cidade acerca da utilização do Palácio Municipal (antigo prédio da PMSL) pode nos ajudar a recolocar a questão do patrimônio histórico de São Leopoldo e da importância da história da cidade para os seus habitantes e para a região e estado. Muitas cidades no Rio Grande do Sul, tem características culturais, sociais, políticas e econômicas marcantes. 

São Leopoldo é com certeza uma destas pois não há um item, dos citados antes, em que a sua contribuição na formação do estado e do país não seja considerado relevante. É por esta razão que além de São Leopoldo ser oficialmente o Berço da Colonização Alemã no Brasil, após um período de disputa com outras cidades que tinham esta pretensão, São Leopoldo tem relevante contribuição política e econômica com o Brasil. A futura Casa de Cultura Luis Brasil representa isto em alta dignidade, pois o prédio construído entre 1939 e 1941 é representativo de um período histórico em que São Leopoldo atingiu um auge econômico e cultural no estado. Após ser a segunda cidade mais importante e, mesmo, após a emancipação de Novo Hamburgo, São Leopoldo conservava um status político e econômico muito relevante na região metropolitana. O prédio da prefeitura municipal foi inaugurado com a presença do Presidente Getúlio Vargas. E a cidade era governada desde os anos 20 por um complexo político coordenado pelo PRR – Partido Republicano Riograndense que mais tarde foi sucedido pelo PTB, na redemocratização pelo PDT e em parte também pelo PT, haja vista a extrema importância dada por estas agremiações políticas a um estado forte e dirigente da economia e da sociedade. Além do trabalhismo – que conheces bem pelo teu PDT, o republicanismo e o positivismo são características muito presentes na matriz política e ideológica do RS. Ainda que possam discutir isto em outros detalhes é importante perceber que em São Leopoldo esta escola – ao contrário da liberal – e muitas vezes combinada com as formações religiosas católicas e luteranas com influência e protagonismo político, sempre esteve presente na vida pública desta cidade com assento na Câmara de Representantes e depois Vereadores e com forte participação na gestão pública. Pois bem, o prédio da Prefeitura Municipal – que sucedeu o prédio da Intendência Municipal, o qual você pode visualizar em retrato atrás do busto do Theodomiro Porto da Fonseca, na escadaria de entrada da antiga prefeitura, é representativo disto. Aproveito para dizer e citar que muitos prédios dos anos 10 e 20 do século XX são representantes deste período – e são quase a maioria dos prédios listados como patrimônio histórico com o objetivo de preservação e que podem contribuir em muito para o incremento do Turismo da cidade. 

Ou seja a história da cidade não pode ser tratada simplesmente como capítulos de livros e referências discursivas, mas deve ser preservada materialmente em seus prédios, documentos e narrativas. Aliás, neste tema nos orgulhamos muito de ter trabalhado com o Museu Histórico, na pessoa do historiador Márcio Linck, e com a Secretaria de Administração na reconstituição da Galeria dos Ex-Prefeitos, a qual por vontade e determinação do atual prefeito foi restaurada e reconstituída e encontra-se ao alcance dos nossos olhos no ainda Salão Nobre. O próprio prédio da antiga prefeitura sofreu algumas melhorias nestes 8 anos. Assim, o destino do Prédio da Antiga Prefeitura como Casa de Cultura é um símbolo importante para a história e a promoção cultural da cidade e dá efeito sim a preservação da história política. Merecendo em momento oportuno um belo memorial do prédio para conhecimento e dignificação desta história. O que talvez seja mais importante do que preservar o Gabinete do Prefeito como memorial deste prédio. A proposta apresentada pelo Ronaldo Teixeira – quando das nossas primeiras discussões sobre o destino do prédio, agora repetida pelo amigo Leandro Franciscus Zambrano e que você simpatizou, me parece desnecessária, haja visto que o Gabinete do Prefeito passou para o Centro Administrativo no seu sétimo andar e ainda não é um espaço que perdeu sua função original para ser dessubstancializado e relegado para a história. Talvez seja mais importante, em respeito aos ex-intendentes, ex-prefeitos e ex-administradores municipais completar a Galeria dos Ex-prefeitos com as imagens daqueles que faltam ali e quiçá com o resgate dos retratos à óleo originais que foram substituídos por força do descaso e da desatenção de algumas para com a história institucional da nossa cidade. Em outro momento posso tratar disto. Continuo o resto da argumentação depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário