Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MUITO OBRIGADO RONALDO ZULKE!


Fiquei pensando muito hoje o dia todo sobre vergonha e orgulho, preconceito e constrangimento e em toda perversidade envolvida no modo de dominação burguesa e elitista na nossa sociedade.

E também recebi duas notícias muito interessantes de alguns cidadãos e cidadãs.

Uma senhora de uns 70 anos me parou na rua e disse que me conhecia desde menino e que sabia quem era meu pai, minha mãe, minha irmã mais velha, minha irmã Rachel e meu irmão Rafael. Ela veio me agradecer por uma coisa que não fiz, mas por uma coisa que ela sabia que eu tinha parte. Disse que tinha acompanhado minhas lutas pelo jornal nos últimos 15 anos com uma certa curiosidade. Primeiro aquele artigos sobre Nepotismo, Política, Movimento sindical, Luta pela água e meio ambiente, depois as greves do cpers e ultimamente me via em uma foto aqui e  outra ali. Falou do patrimônio histórico também e do tombamento da praça do imigrante.

Eu fiquei meio sem ação, sem saber como agradecer e decidi transmitir só um gesto de carinho, colocando a mão no ombro desta senhora.

Daí ela me fitou os olhos e disse assim: "Diga para o professor Ronaldo Zulke que eu assisti o debate ontem na televisão e que fiquei muito feliz de poder testemunhar o que ele fez, porque sei que todo o povo de São Leopoldo gostaria muito de ter tido a coragem de fazer o que ele fez."

Eu entendi na hora o que ela queria dizer, mas fiquei pensando mais ainda no fato de que tipo de tirania e perversidade é esta com as pessoas que faz com que uma categoria inteira tenha o direito de chegar atrasada, não estar no seu local de trabalho e não ter a menor obrigação moral de dar explicações para quem quer que seja.

A outra notícia veio de uma pessoa que disse que parecia que os apoiadores do adversário estavam anestesiados, que eles não sabiam desta condição dele, que eles não acreditavam naqiuilo que havia sido revelado.

Eu chorei quando olhei nos olhos daquela mulher. Umas três lágrimas, porque parecia que estava sendo feito algo com uma dimensão muito mais importante do que a meramente eleitoral.

Confesso que um dia quando menino quis ser médico e que admiro até hoje esta profissão e muito, mas dói saber que das mesmas cadeiras de onde sairam caras como Moacir Scliar e João Carlos Haas Sobrinho, ainda saem profissionais cujo principal objetivo e máximo objetivo é o esquema privado de saúde.

Talvez aquele gesto de coragem do Ronaldo ontem ajude a dar um caminho nobre a muitos profissionais desta importante carreira e profissão.

Não quero constranger ninguém, nenhum amigo ou adversário, quero apenas evitar que se repita um certo constrangimento do nosso povo trabalhador, dos nossos cidadãos e cidadãs desta cidade.

E que façamos saúde pública para todos.

Muito Obrigado Ronaldo Zulke Perfil Lotado em nome de todos os meus amigos e amigas, companheiros e companheiras, irmãos e irmãs, homens e mulheres de nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário