Powered By Blogger

domingo, 16 de setembro de 2012

DISCUTINDO A SAÚDE NA ELEIÇÃO 1

Agora que eu vi a discussão aqui de vocês sobre a saúde.

Penso que uma das coisas mais importantes que tem acontecido aqui nesta eleição é que passamos a discutir alguns temas da saúde com mais profundidade.


O problema da falta de médicos e do compromisso dos médicos com a instituição pública existe a muito tempo, mas sempre foi intocável - as pessoas nunca tiveram coragem de denunciar isto e t

odas que denunciaram antes foram ou caladas ou não foram ouvidas.

Outro tema é sobre os procedimentos médicos e clínicos. Na nossa discussão sobre cesáreas ou parto normal. Sobre a recomendação da Organização Mundial Saúde de reduzir para 15% os partos cesáreos que no entanto é, digamos assim, não aceita por alguns obstetras e médicos.

Apesar de não ser formado em medicina, nem em direito, penso que cada cidadão e cidadã deveria aprender sim a diferença entre o certo e o errado pelo menos num nível básico nestes temas.

Mas se quiser avançar mais não precisa fazer papel de idiota e ouvir bobagens sem contestar ou refutar.

Temos vários exemplos nesta campanha.

Quem fala que um hospital novo resolve o problema está enganando o povo.

É importante fazer um hospital novo, sim - isso ajuda, mas não adianta fazer hospital novo simplesmente para os médicos darem uma passadinha executarem alguns procedimentos pré-agendados e preencherem algumas rotinas e voltarem para a clínica particular ou os esquemas de saúde privada.

Outra coisa é a questão do pré-natal e dos partos em São Leopoldo.

Bem isto é uma parte que merece uma grande discussão também e não somente de especialistas, mas também dos leigos porque é uma questão de saúde pública e também da nossa vida.

Vou fechar este curto texto com o fato de que em 2005 quando assumimos o Conselho Municipal de Saúde encontrava-se completamente irregular, sem avaliações dos relatórios de gestão, sem atas e com a sociedade civil completamente alijada da gestão.

Se os líderes do atual projeto não tivessem tomado uma atitude e deliberado por regularizar completamente o Conselho, até hoje estaríamos sem recursos e sem todas as mudanças que foram realizadas na saúde municipal.

Fiz parte deste esforço...com muito orgulho...mas devo dizer que não vi participação de diversos que hoje posam aqui daqueles que vão resolver os problemas da saúde....

bem é só por enquanto...


um grande abraço amigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário