Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SOBRE A SAÚDE EM SÃO LEOPOLDO, ELEIÇÃO E PROJETO PARA TODOS


Te digo de coração várias coisas.

Primeiro a gente tem feito um esforço extraordinário para melhorar a saúde. Se você visitar todos os postos de saúde de São Leopoldo vais verificar isto. E eu mesmo trabalhei nisto de 2005 a 2008, a saber na reforma, construção e ampliação de postos de saúde.

Contratamos quase 350 funcionários novos por concurso. E gastamos 30% dos recursos próprios em saúde nos últimos 7 anos e meio. mas você mesmo explica porque o Vanazzi e nós todos que trabalhamos na administração e na saúde não conseguimos resolver todos os problemas da saúde pública: os médicos! Sim, os médicos. Não vou dizer que todos os médicos são ruins, que todos os médicos faltam ao serviço, que os médicos não querem trabalhar ou que eles são inimigos do governo. Não é isso. Em alguns casos temos aquela margem de perda que por mais pequena que pareça fica gigante.

Que assim como na educação e você deve lembrar da cena, muitas vezes eu atendia três turmas porque dois ou um colega não veio à escola. Se eu postar uma foto aqui com 70 ou 80 alunos em sala de aula apertados e postar um video com o esforço que eu tinha e tenho que fazer para dar aula para este número de alunos tu vais dizer o que? Que é culpa do Tarso, ou da Yeda, ou do Rigotto ou do Olívio? Não! Você vai rapidinho saber que o outro professor faltou. E você deve lembrar sim de eu estar te pedindo atenção e silêncio para dar aula para 70 alunos. Eu lembro de você como meu aluno e muito bem. Mas isso não me autorizava a ficar impaciente e a perturbar o ambiente e nem à você de fazê-lo. Eu aprendi muito trabalhando com a saúde e com a educação. A primeira coisa que eu aprendi é que a gente tem que ter muita paciência porque ninguém entra em sala de aula para ser destratado ou maltratado, nem o aluno e nem o professor. E na saúde vale a mesma coisa. Ninguém entra num posto de saúde para ser maltratado, nem o médico e nem o cidadão ou paciente. Mas o que acontece de verdade numa situação como estas? A fila aumenta, a espera aumenta e as pessoas começam a fazer um burburinho e a reclamar e sobra para todo mundo. E eu as vezes consigo me colocar no lugar de um médico, do enfermeiro, do administrativo ou do porteiro ou guarda.

Assim, no posto de saúde ou na Unidade Básica de Saúde ou na Ubam ou, melhor, no Centro de Saúde, se faltar 1 médico aquilo vira uma coisa como você mostra na foto.

Um outro aspecto é a questão em geral da saúde pública. Hoje em dia temos carência de médicos com dedicação exclusiva à saúde pública. E eu te digo de coraçâo se você acha que este problema é só do Vanazzi você está muito enganado. Simplesmente todos os municípios do Brasil enfrentam uma situação igual e em sua maioria muito pior que São Leopoldo. O mercado de trabalho dos médicos tem feito que eles cada vez mais dispensam ao longo da carreira o vínculo com a saúde pública e migrem para a medicina privada. Basicamente porque na medicina privada eles podem cobrar mais por procedimentos de média e alta complexidade. Mas é bem engraçado este tema. Podem cobrar até o pré-procedimento, quer dizer quando chega a hora da anestesia, da cirurgia ou da medicação que custa muito caro quem paga é o SUS.

Assim, a medicina privada fica só no pré. Quando a coisa engrossa quem paga é o SUS. Te daria vários exemplos, inclusive familiares. Dos casos da minha mãe que sobreviveu graças ao SUS de uma embolia pulmonar e uma trombose. Do meu pai que fez cirurgia de implante de prótese e teve um AVC isquêmico e que quando a coisa aperta acaba no SUS e assim vamos em frente. E do meu irmão que tinha um convênio e acabou por vir a óbito por cirrose hepática em estado grave no hospital centenário em 29 de setembro do ano passado, após 4 anos de acompanhamento via convênio sem resolutividade.

Eu queria que você trabalhasse nos Hospital e que acompanhasse os casos que chegam lá, da porta de entrada à porta de saída. Por exemplo, na sexta e no sábado à noite das 19:00 até as 5:00 da manhã. Sabe quantos jovens entram no hospital por acidente de moto? Olha, no dia em que eu levei minha mãe lá, num sábado à noite tinham sete jovens acidentados, meninos e meninas. E tu sabe quanto custa toda aquela bateria de exames básicos? Bem, isto não importa. O que importa mesmo neste caso é que quando o hospital está lotado de jovens que se arrebentam por acidente ele fica sem vagas para atender muitas vezes aquelas emergências que chegam de pessoas que não estão colocando a cara no parachoque de uma moto ou correndo de carro sob efeito de bebidas alcoolicas.

Por fim, já que é ano de eleição deixa eu te dizer uma coisa. Por um acaso, é claro, tem dois médicos nas chapas que pretendem tirar o PT e seus aliados da Prefeitura após um governo de oito anos de muito trabalho na cidade inteira. Eu penso que é direito de qualquer eleitor de avaliar a atual administração pela saúde pública, mas também por todo o restante das políticas públicas, o que não é resto, aliás, é um grande volume de programas, ações, obras, projetos e mudanças na cidade. O tal Tribunal de Contas do Estado veio fazer auditoria de todas as obras em São Leopoldo a pedido do prefeito. Tu sabes quantas obras eles vistaram? 800. Já imaginou isso?

Eu não tenho nenhuma certeza sobre o resultado da eleição em 7 de outubro de 2012. Trabalho para eleger o Zulke e o Guerino e mais minha vereadora Dolores. E acho que vou conseguir viu. Sabe porque? Basicamente porque eu não tenho nenhuma dúvida sobre o governo do qual eu fiz e faço parte. Atuei na Educação, na Saúde, no Gabinete do Vice Prefeito, no Gabinete do Prefeito e agora na Secretaria de cultura e eu sei o quanto nós trabalhamos para tentar fazer esta cidade ficar melhor. Eu acho sinceramente que conseguimos em muitas áreas. Te dou exemplos: Cultura, Habitação, Assistência Social, Segurança Pública, Políticas para a Juventude. Idosos, Mulheres, Deficientes, Igualdade Racial.

Cara é uma tonelada de coisas que não recebiam nenhum atendi mento especializado e adequado antes do nosso governo. Tudo se passava como se não existissem jovens, idosos, deficientes e mulheres com problemas. Parecia que cultura e habitação não eram importantes para o governo e nem para a cidade. E todo o resto.

Bem. Hoje é bem diferente a situação em todas estas áreas. E mesmo olhando agora para a saúde também é bem diferente. Eu queria muito que você e outros ex-alunos meus prosseguissem nos estudos e, só para terminar, fizessem medicina, porque precisamos de médicos em São Leopoldo. E todo concurso que abrimos resolve muito pouco, porque simplesmente os médicos não querem trabalhar no serviço público, porque muitos deles vão lá na UFRGS ou em outras universidades públicas, fazem medicina, se especializam, aprendem um monte e montam um consultório particular para cobrar R$100,00 a consulta e atenderem em convênios.

Eu penso que isso vai mudar um dia e eu conto contigo para fazer esta mudança. Por exemplo, quando fizermos como fizeram na Inglaterra em que toda saúde é pública e em que um médico para trabalhar precisa trabalhar para o estado. Sabe qual o problema disso? É que daí o sonho dos caras vai deixar de ser comprar uma mercedes de R$ 300 mil todo ano.

Assim, você pode escolher agora mesmo e na eleição de que lado você vai estar se é do lado dos caras que querem comprar uma mercedes e se exibirem com seu carro de luxo em meio a um monte de gente que mal tem uma bicicleta e uma motinho, ou um carro nacional usado, ou se é daqueles que querem políticas públicas para todos. Eu acho que o último lado é o nosso. É o meu e o seu, porque te conheço e conheço tua família e sei que tipo de gente nós somos. Sou professor porque eu aposto justamente neste tipo de gente para mudar o país. É o povo que vai mudar o país não a elite. OK?

Então um grande abraço amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário