Powered By Blogger

terça-feira, 31 de julho de 2012

PRAÇA DO IMIGRANTE DE SÃO LEOPOLDO: PEQUENA MEMÓRIA


A Praça do Imigrante fica situada na primeira quadra à direita da Rua Independência, antiga Rua do Passo ou Rua Grande. O local é destinado a ser praça desde a primeira planta de traçados das ruas da cidade de 1833, feita por Tito Lívio Zambeccari.

Em !923, o intendente Mansueto Bernardi (ex-interventor, eleito Intendente pelo PRR), seu adjunto Frederico Wolfenbuttel, e os conselheiros do município, em especial destaque o Dr. Arthur Ebling (que será prefeito em 1946) que apôs diversas sugestões. Em discussão eles propuseram comemorar o Centenário da Imigração Alemã. A partir disto foi fixada a fonte de receitas e então, no ensejo das comemorações, foi construída a praça que vemos hoje entre 1924 e 1934. Com o objetivo de comemorar o Centenário da Chegada dos imigrantes alemães a São Leopoldo em 25 de julho de 1824. Para construí-la foi feito primeiro o Monumento, inaugurado em 20 de setembro de 1924 (inconcluso). Depois foi necessário um cais, concluído em 1928 e o posterior aterramento da quadra inteira em 1930, após isto em 1934 foram concluídas as obras de ajardinamento e de calçamento e colocados uns 50 bancos metálicos que mais tarde, nos anos 40, foram substituídos por 54 bancos de concreto armado que, ainda, em menor número, se encontram na praça.

Assim, para construí-la do projeto inicial à finalização levou-se dez anos. Os intendentes que levaram à cabo esta obra foram: Mansueto Bernardi 1923-1924, Frederico Wollfenbuttel, interino em 1924, João Correa da Silva 1924-1928 e Theodomiro Porto da Fonseca 1928-1934. Nos dias de hoje isto parece uma eternidade. Mas para a época a construção dos cais, o aterramento e ajardinamento importavam em investimentos de muitos recursos, transporte de materiais e do uso de mão de obra, combinado com o controle da sazonalidade de cheias e estações chuvosas à margem do rio.  
A história daquele local confunde-se, portanto, com toda a história da cidade, pois ali ficava a antiga e histórica Rua do Passo, local onde era feita a travessia do Rio dos Sinos, ou seja, o ponto mais raso entre as margens do rio que permitia a passagem de cargas, gado, cavalos e carroças em períodos de estiagem ou baixio do rio. Mais tarde em 1873 foi construída a primeira ponte – hoje designada Ponte Velha, o primeiro Tombamento do IPHAE em 1980.
A sua inauguração foi uma importante festividade e, segundo relatos colhidos pelo Prof. Dr. Martim Dreher e pesquisa de Roswithia Weber foi feita com grandes festejos que se iniciavam por alvorada festiva e terminavam com Baile Municipal, sendo delegações de autoridades estaduais e consulares recebidas na Estação de Trem e acompanhadas com Bandas de Música até o local da inauguração. A inauguração do monumento também foi retardada, segundo este reconhecido historiador, para permitir os festejos sem chuva e sem enchentes do mês de julho de 1924 para setembro de 1824. E mais tarde em 1934 foi feita a inauguração da praça como Praça do Centenário com todo o ajardinamento do seu entorno.

De lá para cá a praça sofreu poucas alterações. A vegetação de arbustos e cercas vivas hoje praticamente inexiste e hoje há na praça um conjunto de aproximadamente 30 árvores frondosas e altas que sombreiam todos os seus passeios e o monumento também. O monumento ao Imigrante requer cuidados em relação a vegetação rasteira que vez por outra procura tomá-lo e, ao mesmo tempo, requer cuidados quanto ás suas imagens como veremos em seguida que já foram objeto de vandalismo em 2007. Também haviam originalmente na praça uma quantia de 54 bancos moldados em concreto em padrão bem específico desta praça que precisam ser refeitos. Os passeios parecem precisar ser restaurados e os desenhos de calçamento originais bem como a manutenção do chafariz principal e do aquário ao fundo do monumento também precisam ser refeitos. Ao mesmo tempo parece necessário dar melhor iluminação aos monumentos e aos passeios da praça com instalações subterrâneas. Em algumas fotos antigas vemos a praça toda iluminada e parece que eram muito freqüentes momentos festivos e cerimônias festivas realizadas naquele local. É preciso informar aqui – para todo efeito – que os antigos caramanchões que ficavam à beira rio foram removidos em virtude da construção dos diques de contenção das cheias nos anos 70. E, por fim, que a calçada da praça que faz à Avenida Dom João Becker sofreu uma redução de aproximadamente um metro.   

Neste SÁBADO DIA 04 DE AGOSTO DE 2012 SERÁ REALIZADA CERIMÕNIA OFICIAL DE ENTREGA DO PEDIDO DE TOMBAMENTO DA PRAÇA DO IMIGRANTE, POR PARTE DO PREFEITO MUNICIPAL ARY JOSÉ VANAZZI A SENHORA ANA LÚCIA GOELZER MEIRA DO IPHAN

FONTE:

MULLER, Telmo Lauro. Monumentos em São Leopoldo. São Leopoldo: Edição do Autor, 1979, 83 p. (em especial pp.07-19.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário