Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ANOTAÇÕES SOBRE OPINIÕES E POSIÇÕES - REFLEXÕES SOBRE DIVERSOS DEBATES E PROVOCAÇÕES


As vezes devemos nos precaver principalmente contra as nossas próprias opiniões a respeito da natureza dos outros, porque não serão eles que nos trairão, se estivermos enganados. 

Um preconceito ou uma paixão ardorosa por algo ou alguém, assim como uma aversão exacerbada ou até o ódio e a raiva, podem representar somente em que medida somos incapazes de pensar para além do nosso próprio mundinho e de nossas próprias convicções. 

Seria recomendável, neste caso, ultrapassar a fronteira existente em nossa cabeça entre aquilo que julgamos razoável, desejável e aceitável e aquilo sobre o que não compreendemos nada. Avançar no conhecimento é uma exigência acadêmica para alguns, mas, neste caso, em meio ao jogo social, é necessário que o façamos. 

Do contrário pareceria que estamos apenas fazendo profissão de fé, confissões de gosto e expressando opiniões e preconceitos com ares de sabedoria e para alguns profunda humanidade. Não é o caso na maioria das vezes. Nem todo fenômeno é somente o que parece à nossa pronta opinião e pronta disposição. 

É preciso raspar a camada superficial das nossas disposições e bandeirinhas para ver com mais precisão o que de fato é o caso, o que está realmente sendo expresso ali naquela proposição e também do que se trata quando discutimos determinado tema, assunto ou matéria. 

A alternativa oposta a esta leva a simplesmente a tripudiar das opiniões divergentes ou indiferentes. Mas isto não representa avanço algum na compreensão. É muito relevante, para deixar barato aqui, que sejamos capazes de nos desentender com clareza máxima sobre o ponto e o aspecto determinado. Na generalidade o desacordo sofre o grave prejuízo de não ser capaz de sustentar até o fim, em que sentido se fundamenta tal posição. 

Não podemos mais tratar como matéria de mera opinião assuntos que envolvem conhecimento e técnica e não apenas concepção e preferências. O juízo deve ser construído e não meramente afirmado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário