Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de junho de 2012

LUIS BRASIL: MAIS UMA MEMÓRIA

conheci ele com uns dez anos de idade...

eu e meu irmão Rafa - que ele chamava de Falcão quando jogávamos futebol em frente a casa do estudante - ali onde hoje é a Câmara de Vereadores - 

tinha uma expressão que me encantava: Vagabundo Mental!!!! 

um símbolo da liberdade de pensamento e também da falta de direção do pensamento quando se põe a devanear...

pintava com muito carinho....

eu já chorei vendo e ouvindo ele explicar os pássaros...

as mulheres e as flores...

ou os meninos de rua...

.tinha um carinho no coração que era inesquecível....

entendi com ele porque alguns homens e mulheres maravilhosos se afundam na bebida ou nas drogas....

é uma dor incurável que afunda a alma....

e que precisa ser aliviada, esquecida ou substituída por outra dor....

e também entendi com ele porque a maldade humana surge muitas vezes entre inocentes....

a ignorância e o desdenhar do outro andam sempre juntos....

Jefinho, Rogério Tosca e outros amigos aqui sabem exatamente do que estou a falar...

Grande Brasil....

grande pessoa....

quando fui no hospital visitá-lo afaguei o teu coração porque ele merecia todo o calor humano dos seus iguais, mas recebeu fogo, golpes da vida, por poucas moedas.....

merece nossa memória e nossa lembrança....

talvez tenha sido um dos primeiros a ensinar arte de graça para qualquer um que topasse começar.....

um verdadeiro artista popular....

para o povo...

ele que me contou a história de Victor Jara e de outros latino-americanos....

quando alguns metidos a comunistas pensavam que iam resolver tudo na teoria...

que nada...

é na dura práxis da vida que os problemas da existência humana são colocados....

sempre me lembro dele quando passo nas praças da cidade...

quando passo em frente ao Palói que fechou...

quando me sento no antigo Mak....

quando lembro do banda de Cima...

do Parada 1 e do Parada 2...

do Xis da praça...

dos cachorros quentes de madrugada e também das trocas, dos papéis, das tintas e de todos nós que um dia privamos juntos do convívio dele e de nós mesmos....

tava mesmo tentando começar a falar dele por um motivo mais nobre do que simplesmente o chorar ou o rir...

por uma marca na terra...

um lugar e uma morada para este espírito que merece a nossa eterna gratidão e homenagem, 

por bem mais motivos dos que listei aqui...

a sorte está lançada...

vamos ver os dados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário