Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2012

CONCURSO PÚBLICO MAGISTÉRIO ESTADUAL 2012 - E OUTRAS COISAS

Vou ali agora fazer meu décimo concurso para professor....já fui aprovado diversas vezes...já fui suplente não nomeado...já fui classificado bem e não nomeado e já fui nomeado também....mas tem uma coisa que eu acho muito interessante em todas as vezes em que eu faço um concurso...

o reencontro com colegas de diversas áreas e reencontro com as teorias e metodologias e o quanto as provas refletem pouco a prática e os desafios diários dos educadores reais....

não falo isto por querer reduzir a importância das diversas teorias e concepções que são apresentadas em uma bibliografia....mas sim por perceber que deve haver algo de errado entre a conexão da teoria com a prática educacional real...não sei se falta a devida mediação ou tradução...

ou se é um problema de distanciamento dos educadores em relação à teoria...

as vezes dá uma vontade de parar tudo por um ano para rever todas as teorias e metodologias....será que não seria uma boa ideia?...(obs. Adoro IDÉIA com acento) que em vez de fazer formação paralela ao trabalho os educadores tivessem de dez em dez anos um ano dedicado aos estudos ou a atualização....um ano inteiro....

eu penso que ajudaria....com uma boa grade de formação e com educadores contratados e avaliados de forma muito rigorosa para fazê-lo....

afinal de contas eu sei que os educadores querem fazer um trabalho sério e sei também que aqueles que dedicaram suas vidas a produzir esta ou aquela teoria também o fizeram com o mais alto espírito de busca da verdade.....

então seria importante mesmo sair destes processos de formação tópica e partir para uma formação mais integral, mais integradora que privilegie o tempo para recepção, processamento e crítica sobre estas teorias e práticas...

mesmo em mim que tenho ao meu ver facilidade para processar novas informações percebo que preciso mais tempo para a reflexão....

Por fim, ontem recebi uma notícia importante....uma pessoa que apoiei de uma forma carinhosa para ser educadora me informou que já está trabalhando e que vai ser formar no meio do ano....

bem ela me agradeceu o apoio dizendo que eu fui a única pessoa que acreditou que uma manicure pudesse ser professora...

respondi que eu entendia que todos podem ser professores e que seria importante que todos o fossem para que a nossa sociedade pudesse avançar e mudar mais...mas elogiei o mérito e o esforço dela e me senti feliz.....porque educação não é uma vocação pessoal ao meu ver.....e mais uma tarefa social....ma suma importante tarefa social...

bem, vamos para e este concurso preparados para tudo....e mesmo após todas estas palavras mal cerzidas aqui...preparado inclusive para a reprovação...

o que você que é inteligente e perspicaz acha disso?

Já te caiu um gato morto no colo? Já pensou em como responder a uma situação destas?

Um grande abraço amigo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário