Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de julho de 2010

WIKILEAKS - QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

“ ... pode vir a tornar-se uma ferramenta jornalística tão importante
quanto a lei da Liberdade de Informação.„
— Revista Time

A Wikileaks está a desenvolver uma Wikipedia incensurável para a publicação e análise de documentos, sem que a sua origem seja identificável. O nosso objectivo principal é expor regimes opressivos na Ásia, na antiga União Soviética, na África Sub-Sahara e no Médio Oriente, mas também contamos ser uma ferramenta útil a pessoas em qualquer parte do mundo que desejem revelar comportamento anti-ético nos seus governos e companhias. Pretendemos criar o máximo impacto político possível. O nosso interface é semelhante ao da Wikipedia e acessível a qualquer pessoa. Recebemos até ao momento mais de 1.2 milhões de documentos de comunidades dissidentes e fontes anónimas.

Acreditamos que a transparência nas actividades governamentais conduz à redução da corrupção, a um melhor governo e a uma democracia mais forte. Todos os governos podem beneficiar da análise da comunidade mundial, bem como da do seu próprio povo. Acreditamos que esta análise só pode ser feita com acesso a informação. Historicamente essa informação tem tido custos altos - em termos de vidas humanas, e dos direitos básicos. Mas com os avanços tecnológicos - a internet e a criptografia - os riscos ao transmitir informação importante podem ser diminuidos.

A Wikileaks possibilita a análise desses documentos mais do que qualquer companhia de media ou serviço de informações o poderia fazer. A Wikileaks fornece um fórum onde toda a comunidade global pode examinar a fundo qualquer documento em termos de credibilidade, plausabilidade, veracidade e validade. As comunidades podem interpretar os documentos publicados e explicar a sua relevância ao público. Se um documento vêm do governo Chinês, toda a comunidade dissidente e a diáspora Chinesa pode escrutiná-lo e discuti-lo livremente; se um documento origina do Irão, toda a comunidade Farsi o pode analisar e contextualizá-lo. Exemplos de análises estão disponíveis aqui.

Na sua decisão marcante em relação aos Documentos do Pentágono, O Tribunal Supremo dos EUA decidiu que "só uma imprensa livre e sem amarras pode expôr eficazmente as mentiras de um governo." Nós concordamos.

Acreditamos que não são apenas os habitantes de um país que mantém o seu governo honesto, mas também as pessoas de outros países que observam esse governo. É por isso que chegou o momento de criar uma avenida global e anónima para a disseminação de documentos a que o público deve ter acesso.

Voluntariem-se para ajudar. Quase qualquer pessoa pode ajudar de alguma forma.
Por que a Wikileaks é tão importante?

Esse ano, a malária matará mais de um milhão de pessoas, das quais cerca de 80% serão crianças.

A Grã-Bretanha já teve malária. Na América do Norte, a malária era epidêmica e ainda surgem casos de infecções a cada ano. Na África, a malária mata mais de 100 pessoas por hora. Na Rússia, entre o período de corrupção dos anos 90, a malária se restabeleceu. E qual a diferença entre esses casos?

Nós sabemos como prevenir a malária. A ciência é universal. A diferença é uma boa administração pública.

Para exemplificar, tome um governo irresponsável e corrupto: a malária sozinha mataria uma quantidade de crianças suficiente para preencher todas as vagas de um avião do tipo Jumbo nas próximas 24 horas - um 11 de setembro todos os dias.

link: www.wikileaks.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário