Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

TREZE DOMINICAL - NÚMERO 1

TREZE

1. Hoje a Zero Hora Dominical se superou, na capacidade de ser francamente tendenciosa e incapaz de pensar para além do modelo PSDB de ser gestor público, ao publicar matéria com a pergunta guia sobre o que fazer para melhorar a educação no Brasil apresentando três modelos de política educacional para comparar. Imagina só você. Os modelos são o finlandês, o americano e o paulista. Mas que CATZO hein! Não preciso nem falar do modelo paulista aqui, mas é absolutamente questionável que um estado que não consegue vencer em nenhum item o RS em qualidade de educação e que é governado continuamente a mais de 15 anos pelo PSDB venha a ser erigido como modelo pela ZH.


2. Outra pauta que me chamou atenção. O debate sobre a política externa brasileira faz com que Lula seja criticado pelo acordo construído com a Turquia e o Irã e o Serra passe a semana dizendo besteiras sobre política externa com a franca cobertura da imprensa golpista e tudo se passa como se a única bobagem dita por ele foi sobre a Bolívia. PIG é PIG! Como diz o PHA...


3. Sobre a educação em São Leopoldo – não tenho a menor dúvida de que é necessário estabelecer e construir um fórum mais amplo da educação em São Leopoldo reunindo as redes pública e privada, estadual e municipal, técnica e de nível superior para discutir como estabelecer metas comuns e relações qualitativamente superiores as da mera transferência de alunos de uma escola para a outra ou de um nível de ensino para o outro. Um exemplo do absurdo é o nível de distanciamento entre as supervisões de estágio das licenciaturas e as escolas em que os alunos formandos fazem seus estágios. Sem se tocar aqui também na necessidade do intercâmbio permanente e ampliado entre pesquisa, extensão e educação em todas as redes e níveis. Dilma tem razão quando fala em uma base educacional orientada pela ciência para promover o desenvolvimento do Brasil.


4. Da diferença entre ossada e filé. Boa parte das pessoas olha para quem tem uma posição de prestígio, poder ou autoridade e imagina que isto se deu por uma mágica ou foi produto da esperteza. Em alguns casos pode até ser possível isto e em alguns casos é gritante a capacidade de alguns de só pegar filé ao ponto. Mas a grande maioria tem é que enfrentar a ossada, o osso duro de roer, aquela carcaça gigantesca deixada pelos que já passaram desta vida ou posição para outra. De ossada em ossada seguimos então. Aliás aqui vale a máxima do Zé Bonitinho das Idéias: "porque vou dar duro na lógica se posso ficar, sobreviver e enriquecer só na retórica." Merece tomar um Fêmur de T. REX na cabeça.


5. Amanhã – segunda-feira as 9 horas da amanhã - vai acontecer na Câmara de Vereadores um Debate importante sobre a História Social e Política do Vale dos Sinos. SEMINÁRIO DA HISTÓRIA SOCIAL E POLÍTICA DO VALE DO SINOS e programação da SEMANA do MEIO AMBIENTE 2010. Com Rene Gertz, Eloisa Capovilla, Ary José Vanazzi e Márcio Linck. É um bom debate este. Gostaria muito de estar lá e vou tentar ir.


6. Lá no Olindo esta Semana é de Conselho de Classe do Primeiro Trimestre com atividades de segunda a quarta. Minha turma a 2N1 está preparada e orientada. Ocorreram alguns problemas de freqüência e comportamento infantil neste trimestre, mas creio que já estão ocorrendo mudanças positivas. Afinal uma turma que concentra entre seus membros Conselheiros eleitos do Conselho Escolar, lideranças do Grêmio Estudantil e presidente do COM não pode ficar nesta fase. Eles devem crescer e se preparar para darem o grande salto do Tigre para bem longe da gaiola do ensino médio, de preferência caírem com as quatro patas em um curso superior ou em um bom curso profissionalizante.


7. A comissão municipal da Consulta Popular elevou de 40 para 70 o número de urnas para a votação programada para 23 de junho. Tem demandas muito importantes para São Leopoldo sendo construídas e que pedem o apoio dos cidadãos e cidadãs. Mais informações pela imprensa logo aí na frente.


8. Hoje teve concurso para recenseador do IBGE. E neste ano tem o Censo 2010 que vai qualificar e atualizar as nossas informações demográficas sobre o povo de São Leopoldo, do Vale dos Sinos, do Rio Grande do Sul e do Brasil. É uma excelente iniciação à pesquisa sociológica participar de um Censo. Aprende-se algo sobre metodologia, aplicação de instrumentos e também processamento e análise de dados. É comum o recenseador bem sucedido acabar por optar pela ciência e a pesquisa social.


9. Hoje lembrei da casa do meu avô na chácara lá do Caí. Por conta de uma tábua para o piso da casa da minha sogra que era quase da mesma cor que o taboão da varanda da casa do meu avô. Ali aonde eu ficava brincando com meus soldados e canhões. Até que houvesse um grande ataque daquele pastor alemão afetuoso e brincalhão aos meus soldados. Pensei até em reconstruir a planta baixa e a perspectiva de memória e depois construir com o Lego, como tenho feito com muitas coisas.


10. Nesta semana tive que domar a minha própria fúria depois que minha mãe de 76 anos foi ferida num conflito com uma vizinha de 26 anos. Fui obrigado a tirar uma satisfação e a medir o tamanho do problema. O motivo era fútil, mas as vezes um motivo fútil pode encobrir coisas piores. Um dia escreverei muito sobre o grave problema que advém às pessoas que tem déficit de audição. Quem as escuta pensa estão brigando e alteradas. Minha mãe ainda tem aquele sotaque alemão. Não preciso dizer mais nada...


11. O Fossatti tanto fez que se foi. É uma pena porque o time do Inter está todo desorganizado. Taison tá mal pacas. Ganhamos de 4 a 1 do Atlético Paraná com um único toque de sabedoria do auxiliar – o qual demonstrou muita inteligência – ao afirmar no intervalo que quem deveria estar nervoso era ele. Rssss.


12. No tarô este número é correspondente ao Enforcado. Descreve aí uma situação em que o sujeito não tem saída, mas é uma situação em que ele se meteu voluntariamente é quase como o sacrifício de Cristo. Curiosamente o enforcado é enforcado pelo pé. Deveria ser chamado de O Pendurado, não o enforcado. Provavelmente o motivo para isto já foi citado aqui é o caso da vontade, mas é preciso dizer também que ele sai dali, se quiser, me parece, portanto, um personagem, uma encenação. Neste sentido podemos perguntar qual a intenção do personagem o que ele quer nos dizer? Trata-se talvez da diferença entre vontade e desvontade? (Desvontade foi um conceito que criei ironicamente para explicar porque a gente não faz o que deveria fazer com tranqüilidade e que nem importa tanto sacrifício assim. Foi aplicado primeiro ao caso de uma amiga que pensava se iria ou não visitar sua mãe no dia das mães.) Ora, ora, entramos nesta por opção.


13. O meu partido teve diretório estadual neste sábado. Ao sair para um outro compromisso vi o nosso Governador chegando e cumprimentei ele com este vocativo. Agora vai...

OBS. O TREZE que eu apresento neste domingo é um projeto meu para o BLOG. Tentar escrever pelo menos esta coluna com treze assuntos uma vez por semana. O primeiro é, assim, o TREZE DOMINICAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário