Powered By Blogger

sábado, 31 de outubro de 2009

Conselheiro, Halloween e Formatura

Hoje é o dia. Hoje tem a NOITE DO ESPANTO NO OLINDO FLORES.

Fazem mais de três meses que, numa sexta-feira de julho - anterior ao recesso e às duas semanas de gripe A, quatro alunas das turmas 3N1 e 3N2, me procuraram como conselheiro e amigo delas e das duas turmas pedindo ajuda, orientação e apoio para realizarem uma proposta de festa Halloween, porque elas entendiam que as turmas iriam se formar e não tinham feito nada ainda que desse resultados para fazer o caixa da formatura e integrar legal os dois terceiros anos entre eles e dentro deles.

Pois bem, a primeira atitude minha com elas foi sentar e conversar sobre os desafios, as etapas e a organização desta atividade. Definimos três etapas, organização junto as turmas (formação de comissões e etc.), divulgação e venda dos ingressos e preparação da festa.

Não dei a mínima para o aspecto cultural ou de importação de um modelo de atividade dos EUA. Entendi que o meu papel como conselheiro e professor é apoiar e contribuir para que os propósitos dos alunos tenham êxito. Não quero entrar no mérito do propósito porque penso que quem patrulha isto e não promove semana farroupilha, semana da pátria, festa de são João e etc. não está com nada. Penso que os alunos devem construir um calendário de atividades e efemérides na escola com os professores que pode incluir isto e outras coisas também.

Por causa disto passei para a execução da festa, com as alunas e alguns alunos conversamos com o vice-diretor da noite - agora diretor eleito da escola - que apoiou a iniciativa. Conversamos com a outra conselheira - professora Márcia que apoiou a iniciativa e participou inclusive de uma das reuniões de organização.

Um dos temas de intenso debate na comissão e com as turmas foi justamente a questão de fazer a atividade na escola ou fora dela. Aqui estava envolvida a questão da venda de bebidas alcoólicas na atividade. Defendemos com alguns alunos de não trabalharmos com bebidas alcoólicas tanto por conta de ser uma atividade da escola como pelo fato fde reduzir-se com isto outras complicações, apesar do lucro que poderia ser obtido. Defendemos também a questão de fazer uma atividade saudável e tranquila, de que era possível haver divertimento sem bebidas alcoólicas no espaço da atividade.

A proposta inicial sem bebidas alcoólicas foi de fazermos sucos coloridos diversos como opções de bebidas refrescantes, mas, ao final, por argumentos consistentes de um aluno a respeito da higiene e outros aspectos optamo por comprar somente refrigerantes para revender.

Marcamos a data: 31 de outubro.

Em meio a isto estruturamos a festa e passamos a organizar os trabalhos. Houve um período em que a festa esfriou um pouco, em que os alunos e alunas ficaram desanimados e que foi superado há três semanas.

Sugerimos o nome de A NOITE DO ESPANTO e pegou...

Os alunos fizeram um modelo de convite e a mais de 15 dias começaram a vender e distribuir. A idéia era que cada aluno das turmas formandas ficasse com quatro convites e com isto fizesse o caixinha da festa. Isto deu mais ou menos certo.

O que importa é que hoje é o dia e a semana toda tivemos diversos reuniões e iniciativas para confirmar o sucesso da festa.

A festa ainda não aconteceu, mas eu estou muito orgulhoso com os alunos, pois o evento está amplamente divulgado nos bairros da zona norte e também em outras cidades. Correu o mundo a notícia da festa dos alunos do Olindo e tenho notícias de que muitos ex-alunos vão vir participar e apoiar a atividade dos formandos.

Darei alguns exemplos das diversas providências tomadas:

Foram feitos 600 convites.

Foram feitos 200 cartazes.

Foram feitos mais de 1000 mosquitinhos para distribuir nas escolas da zona norte da cidade.

Compramos refrigerantes e encomendamos lanches para vender.

A decoração está sendo feita agora, neste instante por uma comissão de alunos.

Tem uma equipe de som e elétrica que vai instalar todas as luzes e equipamentos agora.

Tem uma equipe de limpeza.

E a equipe de tesouraria tem feito um trabalho excelente na organização das contas da atividade.

Foi providenciada contratação de uma equipe de segurança profissional.

Toda a festa está pensada e discutida na comissão e entre os alunos.

E daqui a pouco eu vou indo lá para a escola para fazer o salchipão para as equipes que trabalharam pela manhã e a tarde.

É uma atividade interessante esta porque nesta semana a intensidade do envolvimento, o entusiasmo e a iniciativa dos alunos aumentaram de forma extraordinária. Na última reunião na noite de ontem conseguimos acalmar um pouco a turma, mas é engraçado olhar para o grupo e perceber como cada um tem uma forma de envolvimento com as coisas. Tem desde os pessimistas ao otimistas. Aqueles que se preocupam demais e tem insônia com a festa e tem aqueles que fizeram de conta que não havia nada acontecendo mas que aqora nas horas decisivas estão se apresentando e fazendo algo para ajudar.

E tem aqueles que parecem querer boicotar, mas tudo passa....

Na semana que vem vamos ter que administrar duas coisas: o resultado da festa que poderá levar eles a querer fazer outra festa e o tema da formatura que andou atravessando bastante a mobilização. Afinal, estarão se formando 60 alunos do noturno do Olindo, uns 40 alunos do diurno e mais 15 alunos da Escola Victor Becker aqui ao lado. E já há indicativos de fazermos uma só formatura na escola e uma festa de formatura no Clube União.

Bem...Hoje é o dia.....

um bom dia....

PS.: A festa foi um sucesso e todos os objetivos foram atingidos. Não ocorreu nenhum incidente e a festa se encerrou a meia-noite. A escola foi toda limpa antes e depois da festa e a decoração criou um bom ambiente. Eu estou muito satisfeito e orgulhoso dos alunos que souberam trabalhar em equipe e deram um banho de bola em organização, disciplina e entrosamento. O vice-diretor Jorge apoiou o evento ficando junto as turmas e aos alunos até o final e a conselheira Márcia ajudou bastante também acompanhando todo os desdobramentos e a atividade. Parabéns a todos e ao Olindo Flores, pois sinto que está provado que dá para fazer boas festas no espaço escolar e que tanto a formatura quanto a festa de formatura podem ser realizadas na escola mesmo. Mas este já é um outro debate....

Aquele abraço....valeu.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário