Powered By Blogger

domingo, 13 de setembro de 2009

UM MÊS SEM FUMAR - A REVOLUÇÃO SE INICIA

Há exatos 30 dias fumei o último cigarro descendo a lomba aqui de casa seguindo a caminho do trabalho. Foi uma decisão rápida que, de certa forma, se encaixou num raciocínio de médio prazo que eu vinha levando desde janeiro, desde o meu aniversário.

A minha relação de usuário com cigarros começou lá pelos doze anos de idade. Tanto minha mãe como meu pai fumam - e ainda fumam aliás - apesar do enfisema de um e do pulmão extirpado do outro - só isto já bastaria para pensar seriamente em parar de fumar. Meu pai fuma menos hoje, bem menos, mas ainda fuma e minha mãe de certa forma deixa o cinzeiro fumar por ela dando um peguinhas ligeiros e largando de volta.

Eu tinha dito lá no dia 13 de agosto que haviam duas motivações por trás do meu ato: de um lado a convicção de que já fumei todos os cigarros que eu gostaria de fumar e que nenhum mais fará diferença positiva alguma e, de outro lado, aquela construção malandra de me dar presentes - coisas que eu gosto a cada mês sem fumar. Pois bem, hoje é o dia dos presentes ou "pelentes" como tem falado minha filha Antônia. E eu inda não sei bem qual presente. Meu celular tá virado num chapéu véio, mas não ando muito apaixonado por isto não, estou mais afim de alguns sapatos e camisas, mas também penso num relógio de pulso novo e, velho hábito, cds, livros e filmes.

É uma verdadeira revolução na minha vida. Porque mudaram vários hábitos. Por exemplo, a atitude frequente minha - e creio da maior parte dos fumantes - é frente a qualquer aborrecimento, frustração, limitação ou necessidade de engolir algo, você vai lá se afasta e liga um cigarro, como se fosse um tubo de oxigênio para alguém que ficou sem ar, mas ora essa, é o contrário mano, é um tubo de intoxicação, um tubo justamente de afogamento do teu corpo e mente. Se alguém desconfiar de que estou me tornando um daqueles ex-fumantes chatos, podes crer que é justamente o contrário. Tenho a maior compreensão com os meus amigos fumantes e não vou censurar nenhum deles não.

Minha irmã Rachel - que nunca fumou na vida - ficou preocupada comigo dizendo que quem sabe eu procurasse um psiquiatra, ou um médico para ver direitinho como tratar saudavelmente desta saida, sem me aborrecer demais e sem ficar ranzinza. Disse-me, com toda a clareza, que ao ver dela todo fumante é um depressivo e que, portanto, é preciso tratar também da depressão para conseguir parar de fumar.

Eu não discordo dela, sobre a depressão e a necessidade de apoio, mas estou confiando no meu taco nesta questão e é por isto que estou chamando este processo de revolução. Na minha construção subjetiva sobre este assunto, para de fumar é somente uma peça numa construção maior. Para os amigos, como arquitetos e engenheiros, entenderem melhor parar de fumar é só o banheiro na reforma da casa, tem várias outras peças que clamam por uma nova atitude também.

Só para ampliar o foco um pouco. Pretendo - esta é boa - mudar boa parte da minha forma tradicional de me relacionar com um monte de coisas, incluso nisto, minha própria relação profissional, social e política. Penso que é chegada a hora já do Daniel estabelecer certas prioridades para os próximos anos. E entre estas entra também aquela minha velha e boa relação com a saúde do meu corpo, com a prática de esportes e com a natureza. Isto creio é uma coisa que não depende do cigarro, mas que eu sei que com ele não é possível de forma satisfatória. E para mim isto é uma revolução na vida. Não é trocar de carro, de emprego, de casa, etc, é mudar a forma de vida mesmo.

Tem sido um muito bom começo.

E eu estou cada vez gostando mais do fato de poder pensar com mais clareza e precisão sobre as coisas.

Por fim, hoje também fazem três meses que eu iniciei este blog.

Bons tempos estes que se iniciaram neste ano.

Um comentário:

  1. VOCE ESTÁ DE PARABÉNS , PAREI DE FUMAR TAMBÉM NÃO FUMO DESDA VIRADA DO ANO FAZEM 27 DIAS ESTOU MUITO FELIZ NÃO SINTO O MINIMO DE VONTADE FUMEI DURANTE 15 ANOS HOJE TENHO 27 ANOS COMECEI CEDO MAIS É ISSO AI ESTAMOS DE PARABÉNS ATÉ MAIS

    ResponderExcluir