Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2009

Discurso da Educação no abraço ao Monumento do Imigrante em Março de 2004

Quando a gente teve a idéia de fazer um PIC NIC com vocês nós pensamos inicialmente em uma confraternização, numa forma de ato recreativo e solidário. Cantar, brincar e compartilhar o pão. Isso, aliás, todas as escolas bem integradas fazem.

Mas quando nós pensamos na homenagem aos imigrantes, aos monumentos vilipendiados pela miséria inculta, nós sentimos que havia algo mais importante em jogo.

Não é por oportunismo que a gente está aqui hoje. É justamente nós que deveríamos tomar esta atitude primeiro. Pois quando apontam um dedo duvidoso para o nosso rosto, como se de nós partisse o gesto derradeiro, a falha decisiva que gera o vandalismo, nós devemos reagir.

Nós devemos responder: sim!

Isso é falta de educação.

Sim! Isso é síntoma da falta de valorização da educação.

Mas estas afirmações gerais não são suficientes para explicar e apresentar as causas do vandalismo sobre esta praça, na qual muitos de nós brincamos, inclusive, na infância.

Temos que pensar também no momento que esta cidade, nossa São Leopoldo, vive. No modo como a educação municipal tem sido tratada, na forma como recursos públicos e o patrimônio público tem sido zelado aqui e, também, ao fato de que aqui nesta cidade o nosso sindicato (CPERS) tem história, a nossa categoria tem uma caminhada maravilhosa sempre com muita luta e muita alegria.

Portanto, era isso mesmo, era nós que deveríamos reagir e defender o patrimônio histórico dessa cidade, para defender a história de luta dos trabalhadores em educação e para fazer aqui a afirmação de um futuro mais generoso, com mais esperança, tanto para nós quanto para os cidadãos desta cidade.

Mesmo àqueles que indiferentes, insensíveis, não entendem os nossos espíritos, os nossos ideais, desejamos mais consciência e mais sensibilidade, pois haverá o dia em que todos se orgulharão dos nossos atos, da nossa rebeldia, da nossa irreverência, pois compreenderão que há em nós, quando lutamos, um sentido superior de Respeito e Dignidade.

Ao governo estadual afirmamos:

Estamos muitos eguros, temos a tranquilidade necessária e somos organizados para atingir nossos objetivos.

Ao povo desta cidade e desta região estendemos a mão e dizemos:

Venham conosco, nos apoiem, nos respeitem, para que isso aqui nunca mais aconteça.

Muito obrigado!

PS.: Texto de muitas mãos e idéias de março de 2004. Na época eu trabalhava na escola Visconde de São Leopoldo à tarde nas séries finais do ensino fundamental, ensinando geografia e nop noturno do Olindo Flores. Havia ocorrido um ato de vandalismo - roubaram três placas de bronze que se encontravam nas três faces do monumento - o monumento dos imigrantes na praça do Imigrante em São Leopoldo e nós estávamos em greve contra o governo Rigotto. Decidimos no comando de greve fazer este ato. Foi muito boa a mobilização e além dste discurso vários educadores falaram. A imprensa local e estadual veio. Mas não saiu nada nos Jornais do dia seguinte. Ali a gente entendeu que naqueles dias que passavam quanto mais importante o nosso gesto maior seria o seu abafamento e a censura sobre ele. A Brigada Militar - por ordem do Governo observou tudo com gente da inteligência, um oficial e cavalaria. Bem, o resto a maioria já sabe: O governo municipal mudou neste ano, mas o estadual dois anos depois deu nisso que está aí. vale a homenagem agora a todos aqueles que tem protestado e lutado contra o governo estadual. Obs. final: O monumento foi restaurado e hoje a praça é bem mais limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário