Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de julho de 2009

TARSO GENRO É O CANDIDATO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Neste final de semana o Partido dos Trabalhadores realizou o seu 19º Encontro Extraordinário Adão Pretto, e neste encontro, sediado no Anfiteatro Dante Barone na Assembléia Legislativa, foram estabelecidas as bases da vitória ao Governo do estado em 2010: 1. o candidato a governador é Tarso Genro com o apoio de todo o partido; 2. a política de alianças prioriza a construção da Frente Popular, indicando a preferência da vaga de vice para o PDT e abrindo espaço ao PTB, desde que este saia do Governo Yeda; 3. a aliança com os movimentos sociais é estratégica e fundamental e que 4. é necessário construir uma nova rodada com ampla participação dos filiados e da sociedade para a construção do programa de governo.

O encontro foi realmente extraordinário, pois foi o maior encontro da história do Partido e também porque reuniu, na sua preparação, mais de 20 mil filiados de todo o estado, os quais elegeram delegados e debateram todos os temas. Antes disto havia ocorrido também uma série de 27 reuniões regionais do partido nas quais os dirigentes e filiados debateram abertamente a pauta da conjuntura estadual e as eleições 2010.

Houve um resgate - creio que definitivo - do nosso antigo método de debate e de construção das posições partidárias, através de ampla participação dos filiados, não simplesmente para votar numa urna se é de melhor alvitre A ou B, mas sim por debater a política geral e no detalhe, de tal modo que com este método se transforma o espaço de tomada de decisão partidária num momento de formação e reflexão da militância.

Outro aspecto importante do resgate deste método é que é também um momento da militância aferir a qualidade e a pertinácia dos seus dirigentes que passam a ser julgados não através da quantidade de inserções na midia ou pela imagem distante de uma história que já passou, mas sim por aquilo que é atualizado e apresentado em meio ao debate e reflexão sobre as posições colocadas em disputa. Neste sentido o encontro Adão Pretto foi um grande momento também. Dentre os principais pontos de debate - na conjuntura estadual e política de alianças - se destacaram argumentações que procuraram desqualificar a representatividade ou autoridade de quem as defende, colocando assim uma pleiade inteira de velhos dirigentes e importantes figuras do partido na vala comum do mínimo senso. Por outro lado, vi também momentos em que as inscrições e intervenções foram unilaterais porque um lado se recusou ao debate, quiçá porque não tinha o que dizer. De treze intervenções, simplesmente dez tinham identificação com uma tese oposta a outra - a qual se alegava maioria e etc. - as inscrições foram abertas e as intervenções foram definidas por sorteio.

Na votação ocorreu o milagre da multiplicação dos pães, pois a resolução dois acabou vencendo e sendo a que regerá, em virtude de acordo, dispensando-se a contagem de votos, a política de alianças.

Fiquei muito orgulhoso porque considero que nada disto teria sido possível se o meu pré-candidato não tivesse tido a ousadia e a clareza de lançar-se pré-candidato. A contribuição desta decisão para a vitória do Partido será decisiva logo ali adiante, pois o partido saiu armado e motivado para construir um bom programa e com as decisões necessárias sobre política de alianças e estratégia eleitoral. Assim, é um partido fortalecido que apresenta Tarso Genro como candidato a Governador do estado do Rio Granmde do Sul e não uma geleia ou um partido mole.

Boa Luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário