Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Luis Brasil - O Pintor de São Leopoldo

Arte Rebelde ou Arte Ingênua?

- NAÏF –



Eu. A primeira pessoa faz sentido. A ARTE não exige a segunda pessoa. Não sou crítico de arte, não sou especialista e falo de obra amiga. Posso ser perdoado porque eu digo, eu penso e eu sinto. Nada é mais transcendental do que o inexplicável. A dispensa de explicações esgota a necessidade de justificação. A subjetividade aqui é o meu e o teu recurso definitivo, sem mais delongas.

Essa arte quer reflexão. A arte rebelde deve rejeitar os cânones da arte erudita, a arte ingênua deve desconhecê-los. Com Luis Brasil temos um problema. Não vale dizer que ele desconhece os cânones e se perguntarmos se ele os rejeita ele dirá: ¨esse é o discurso não a obra¨. O dilema de Luis Brasil: A prática supera a interpretação. Já falei disso antes. Quem acreditou? E porquê deveria? Afinal, que diferença faz se não tem valor? O poeta RONDA a noite com os seus papéis e mal paga o trago.

Nós acadêmicos ciosos dos conceitos. Alguns como eu com conceitos “perfeitos” e obras imperfeitas. Já tratei da sua singularidade e glória. A singularidade de cada peça em cada série – fertilidade, os meninos, os pássaros, etc. Glória sem reconhecimento material sem a valorização. Nisso é Brasil, muito naïf, o primitivo que sobrevive entre o moderno. Vejo a base do popular nessa obra, a base de uma expressão que é alicerce do direito à arte para qualquer um. Não é a GRANDE ARTE, mas também não é a arte miúda. Viver do que se faz é uma arte. Cadê o diploma?

Brasil é “pintor de paredes”, de cartolinas, de qualquer tinta – espontâneo. Parece a ausência de reflexão reivindicando o seu direito a produzir. Ora, essa reflexão já foi feita, fosse estática não produziria. É puro sentimento, paixão temática.

As suas mulheres, em cores básicas, com seus cabelos, seus seios... o que está faltando AQUI? No dia internacional da mulher: vê-las com direito a ser simplesmente diferentes de nós homens. Essa maioria que ainda precisa ser incluída na sociedade TAL COMO UMA MINORIA, ser especial. Os homens surdos e incompreensíveis. Nós não ouvimos, não enxergamos. Não ouvimos os ingênuos, os sonhadores e os rebeldes. Precisamos compreender melhor o mundo e nós mesmos. Luis Brasil esse dilema em arte, ensina mais que a academia e... há muito tempo...para sempre.

... NAÏF...


PS.: Escrevi este texto por impulso. Em homenagem ao Luis Brasil, meu amigo, pintor e amigo de muita gente. Atingiu a eternidade de alguma forma. Uma lição de como chegar na imortalidade e enfrentá-la sem dó nem piedade, nem de si nem dos outros. Quando lembro das paredes que ele pintou e que não existem mais, tenho vontade de chorar....

21 comentários:

  1. boa tarde.
    lembro-me de, há muito tempo atrás, comprar um cartão pintado pelo Luis Brasil, pelo valor de um "martelinho". Triste fim para um grande artista...
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi! tenho varios quadros do luis brasil, amo as obras mas nao o conheci. gostaria de saber mais sobre a historia dele!! abraço! neide, hoje Sao Leo.

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar escrever algo sobre isto...tem diversas fontes de informações que precisam ser arranjadas e compiladas...e tenho um interesse especial e m fazer isto por conta da minha grande estima por ele e por sua amizade...vamos ver quando fica pronto...mas tá bem na hora de fazer isto mesmo...um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais fontes de acesso ao trabalho dele?

      Excluir
    2. Bom dia...as obras dele seguem dispersas pela cidade. Um conjunto de obras foi reunida por doações à prefeitura municipal até dezembro de 2012. Algumas obras estão fotografadas e poderão ser reproduzidas um dia. Em alguns catálogos de artistas rio grandenses ele figura também. Não tenho porém conhecimento de nenhum estudo mais profundo publicado sobre sua vida e obra. Neste sentido as fontes ou trabalhos precisam ao meu ver ser escritos e o debate de fundo ser realizado ainda. Porém, uma parcela relevante dos cidadãos e agentes culturais, artistas e produtores da cidade reconhece em Luis Brasil um grande artista. Espero ter satisfeito tua pergunta.

      Excluir
  4. Observação: este texto acima foi escrito em 2005....e publicado também na revista carta capilé....

    ResponderExcluir
  5. Luis Brasil não tem obra. Desenhava na coxa pra satisfazer o vício. Seus desenhos, têm, no máximo valor decorativo. Certamente seus desenhos são bonitos, mas um artesão, sem linguagem, sem expressão. Está longe de ser uma referência artística da cidade. Triste seria a cidade que tivesse com um de seus ícones o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um debate a ser realizado. Penso diversamente de você. Brasil fez história e fez escola em São Leopoldo. Talvez você apenas ignore isto. Sem mais.

      Excluir
  6. Muito bonito o visual da página! Só que não dá para ler quase nada! Sugiro que mude a cor dos créditos. Os meus estão no vermelho!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber se há um acervo dos trabalhos do Luis Brasil? Sabes como e com quem poderia obter esta informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que isto poderá ser retomado a partir da próxima gestão municipal no bojo do projeto de retomada de uma casa de cultura Luis Brasil e, talvez, com isto ou sem isso seu acervo poderá ser levantado igual. Na prática quem deveria informar sobre isto é um gestor de cultura municipal ou algum artista ou intelectual dedicado a isto. Estou te respondendo agora para que mantenha contato e tal acervo também seja retomado e reunido. Veja as respostas anteriores também. Um abraço. escusa a todos por responder só agora posto que estive bem ausente daqui postando no máximo algumas atualizações.

      Excluir
  8. Boa tarde,meu nome e Luiz Antônio,possuo um quadro abstrato de Luis Brasil a mais de 15 anos gostaria de saber o seu vale está pintura saberia informar onde posso obter está informação meu email e dasilvaluizantonio1211@gmail.com.

    ResponderExcluir
  9. Posso posteriormente enviar uma foto da obra.

    ResponderExcluir
  10. Tenho duas obras dele fertilidade de 1993.

    ResponderExcluir
  11. Que massa achar esse seu blog Daniel!!! Parabéns!!! E parabéns por ter escrito um pouco sobre esse grande artista aqui pra nós!

    ResponderExcluir
  12. Também gostei muito de encontrar esse blog, que valoriza a obra do Luiz Brasil. Também tenho duas pinturas dele, muito expressivas. Também penso que a obra dele merece ser muito reconhecida. Obrigado!

    ResponderExcluir