Powered By Blogger

domingo, 21 de junho de 2009

DESCARTES - CRONOLOGIA

CRONOLOGIA

1561 - Nasce Francis Bacon, na Inglaterra.

1564 - Nasce Galileu Galilei, na Itália.

1588 - Nasce Thomas Hobbes em Malmesbury, na Inglaterra.

1596 - Nasce em 31 de março René Descartes em La Haye, pequeno povoado na Touraine, na França.

1597 - Francis Bacon publica o seu livro Essays (Ensaios), na Inglaterra.

1606 - Descartes entra no colégio jesuíta de La Flèche.. A formação aí é dirigida
para letras e humanidades.

1610 - O colégio recebe, em uma solenidade em que Descartes está presente, o coração do falecido Rei que, anos antes, havia destinado recursos para a construção e manutenção da escola.

1614 - Descartes sai do colégio de La Flèche.

1616 - Descartes licencia-se em Direito em Poitiers (França).

1618 - Inicia-se a guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Descartes vai para a Holanda onde realiza sua instrução militar sob a orientação de Maurício de Nassau.

1619 - Descartes deixa a Holanda, seguindo para a Dinamarca, depois para a Alemanha.

1619 - 10 de novembro - sonhos maravilhosos em que se revela a ciência admirável que irá unificar todo o conhecimento humano.

1620 - Descartes renuncia à vida militar. Inventa e dá um desenvolvimento à sua Geometria Analítica.

1622 - Descartes retorna à França. Estabelece-se em Paris e passa a entrar em contato com o círculo intelectual do padre Mersenne.

1623 - Descartes faz uma viagem à Itália onde se encontra com Galileu. Dá inicio a uma série de investigações em Matemática, Física e Medicina que vão prosseguir até

1633. Nessa época descobre as leis de reflexão e refração da luz.

1626 - Morre Francis Bacon.

1628 - Descartes escreve as Regulae directionnen ingenii (Regras para a direção do espírito). Nesse ano, Descartes fixa residência em Amsterdam (Holanda) onde viverá até 1649. Esta obra será publicada somente em 1701. Os manuscritos originais estão desaparecidos.

1632 - Nasce Baruch Spinoza.

1633 - Galileu Galilei é condenado a retratar-se pela Inquisição.

1634 - Descartes renuncia à publicação do seu Tratado do Mundo, pois teme ser perseguido (como Galileu) pela Inquisição. A tese do "movimento da terra" era o ponto compartilhado entre Descartes e Galileu.

1635 - Nasce Francine, filha de Descartes com a sua criada Hèlene.

1637 - Descartes publica o Discurso do Método, que precede como introdução à três pequenos tratados a Dióptrica, os Meteóros e a Geometria. Isso tudo é escrito em francês o que é uma novidade para a época na qual era costume publicar-se as obras científicas, filosóficas e teológicas em latim.

1641 - Descartes publica as Meditações. Esta obra será muito discutida nos meios intelectuais e receberá diversas objeções por parte dos filósofos e teólogos tais como Hobbes, Caterus, Arnault, Gassendi, o que fará Descartes redigir as Respostas as quais posteriormente são publicadas junto das Meditações e das Cinco Objeções reunidas e compiladas pelo padre Mersenne.

1642 - Morre Galileu Galilei.

1644 - Descartes viaja à França onde discutirá as Meditações, no círculo de padre Mersenne. No mesmo ano publica em latim o livro Princípios de Filosofia (Principia Philosophiae) em que expôe de um modo global a árvore da ciência, desde os seus fundamentos metafísicos até as últimas hipóteses fisicas.

1646 - Nasce Wilhelm Gottfried Leibniz em Leipzig, Alemanha.

1647 - Descartes viaja novamente à França e encontra-se com o filósofo Pascal.

1648 - Publica seu penúltimo livro Descrição dos Corpos ( Description du Corps).

1649 - Publica seu último livro As Paixões da Alma ( Les passions de l`âme). Aceita, então, um convite da Rainha Cristina da Suécia e parte para a corte de Estocolmo.

1650 - Descartes morre poucos meses depois de chegar a Estocolmo, pois não resistiu ao clima frio nórdico e contraiu grave pneumonia.

BIBLIOGRAFIA

PESSANHA, José Américo Motta. Descartes: vida e obra. in: DESCARTES, René. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991, pp. V-XX.
TURRÓ, Salvio. Estudio Introductorio. in: DESCARTES, René. El Mundo. Tratado de la Luz. Barcelona: Anthropos; Madrid: Ministerio de Educacion y Ciencia, 1989, pp.7-42.

PS.: Feito em 1995. Para os alunos secundaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário